Empregos: Estado mantém segunda posição no ranking nacional de geração de vagas

Mais de 164 mil novos postos de trabalho vagas foram criadas entre maio de 2023 e abril de 2024. Em Nova Friburgo, Casa do Trabalhador tem 391 vagas nesta semana
segunda-feira, 03 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Estado do Rio de Janeiro se mantém em segundo lugar no ranking nacional de empregos, nos últimos 12 meses (maio de 2023 a abril de 2024), com um saldo de 164.013 vagas criadas no período. O estado também se destaca no 1º quadrimestre de 2024, com a geração de 57.757 postos de trabalho com carteira assinada, o que representa um aumento de 18,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram criados 48.713 postos de trabalho. Somente em abril deste ano, 16.077 novos vínculos empregatícios foram registrados. Em termos absolutos, os estados com maior saldo na geração de empregos em abril foram São Paulo, com 76.299 postos (0,54%); Minas Gerais, com 25.868 vagas criadas (0,53%); e Paraná, com a geração de 18.032 postos (0,57%). Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“Importante indicador do desempenho econômico, a geração de empregos está diretamente ligada à qualidade de vida da população, e contribui significativamente para a estabilidade da economia. Empregos geram renda e aumentam o consumo, estimulando o crescimento da produção e levando a indústria e o comércio a contratarem mais. É o círculo virtuoso que estabelecemos no Estado do Rio. Trabalhamos duro e sem trégua para manter a economia fluminense aquecida e gerar mais empregos e renda para todos”, declarou o governador Cláudio Castro.

O Observatório do Trabalho, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, identificou que todos os cinco setores de atividade econômica analisados apresentaram saldo positivo em abril, e os que mais contribuíram para a geração de empregos formais foram Serviços, com 10.164 novos postos de trabalho, Indústria, com 2.566, e Construção, com 2.010. Entre os municípios que mais criaram empregos, a capital Rio de Janeiro, foi a que teve melhor saldo (8.570), seguido por Duque de Caxias (1.165), Campos dos Goytacazes (655), Niterói (628), e Macaé, que gerou 475 oportunidades. Além disso, o Estado do Rio de Janeiro se destaca com o terceiro maior salário médio de admissão: R$ 2.198,43.

As mulheres ocuparam 41,4% das vagas, enquanto os homens ficaram com 58,6% do total de empregos criados. Por idade, o maior saldo de vagas ficou entre as pessoas de 18 a 24 anos e, por escolaridade, a maioria dos postos de trabalho foi ocupada por quem tinha ensino médio completo.

“Os resultados positivos divulgados pelo Novo Caged ratificam o ótimo momento da economia do nosso estado, pois não há geração de postos de trabalho sem crescimento econômico. O Rio de Janeiro permanece em lugar de destaque no ranking nacional de empregos, fruto das políticas públicas orientadas para proporcionar uma melhor qualidade de vida à população”, ressaltou o secretário de Trabalho e Renda do estado, Arthur Monteiro.

Casa do Trabalhador tem 391 vagas nesta semana em Nova Friburgo

Nova Friburgo tem 391 vagas de emprego cadastradas nesta semana na Casa do Trabalhador. Há oportunidades para pessoas com todos os níveis de escolaridade. Algumas vagas não exigem experiência anterior, portanto são uma ótima chance para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou mudar de área de atuação.

As vagas de empregos disponíveis podem ser conferidas aqui. Para mais informações basta comparecer à Casa do Trabalhador, na Avenida Alberto Braune, 223, na antiga Rodoviária Leopoldina, no Centro, ao lado da Prefeitura de Nova Friburgo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para obter o encaminhamento às empresas, a quem compete a seleção dos candidatos. O telefone de contato é o (22) 2525-9205.

Vagas disponíveis

Açougueiro; Agente de Campo (empresa de energia elétrica); Agente de portaria; Ajudante de cozinha; Ajudante de distribuição; Ajudante de motorista (PcD - Pessoa com Deficiência); Ajudante de pizzaiolo; Alinhador de veículos; Almoxarife; Armador de estrutura; Assistente de compras; Assistente de loja (PcD); Atendente de loja de conveniência; Atendente de perfumaria; Atendente de restaurante; Atendente multifuncional; Auxiliar administrativo; Auxiliar de açougue; Auxiliar de cozinha; Auxiliar de escritório; Auxiliar de lanterneiro; Auxiliar de produção; Auxiliar de serviços gerais; Auxiliar de sushiman; Banco de talentos (PcD); Barman; Chapeiro; Chef executivo de cozinha; Comprador; Confeiteiro; Consultor de vendas; Consultor e designer de interiores/arquiteto; Cortador; Costureira; Cozinheiro(a); Docente (cadastro reserva); Educador social; Embaladeira; Embaladeira de bojo; Empacotador; Estagiário (ensino médio, administração, pedagogia, contabilidade, direito e recursos humanos); Estoquista; Expedição de roupa íntima; Farmacêutico; Faxineiro(a); Ferramenteiro de bancada; Fiscal de caixa; Fiscal de loja; Garçom/garçonete; Gesseiro; Inspetor de controle e qualidade; Instalador de esquadrias de alumínio jr; Intérprete em libras; Jatista; Líder em produtos financeiros; Locutor; Manutenção predial; Marceneiro; Mecânico automativo; Mecânico de manutenção; Mecânico Moleiro (soldador); Motorista (CNH B, C e D); Motorista de guincho; Oficial de limpeza; Operador de caixa; Operador de caixa auxiliar; Operador de call center; Operador de laticínios; Operador de loja (PcD); Operador de vendas; Operador polivalente; Operador de caixa; Orientador de tráfego; Padeiro; Pedreiro; Pilotista; Pintor; Pintor automotivo; Professora de educação física; Programador e operador de centro de usinagem; Promotor de vendas; Repositor; Repositor de frios; Salgadeiro; Serralheiro; Serralheiro em alumínio; Serviços Gerais; Soldador; Subgerente; Supervisora de confecção; Técnico em eletromecânica; Técnico em manipulação; Torneiro mecânico; Vendedor de serviços (marketplace); Vendedor externo; Vendedor interno; Vendedor e-commerce; e Vendedor(a).  (Com informações da Agência Brasil, Governo do Estado RJ e Prefeitura de Nova Friburgo)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: