“Não foi de repente, como se num dia tivéssemos nos deitado e ao acordar, o caos estivesse lá. Foi um processo gradativo, tão silencioso que enquanto acontecia, não percebemos. Quando nos demos conta do estrago, o reparo se tornou impossível. Tudo de melhor que um dia houve entre nós parecia ter se esvaído, as conversas, as risadas, o olhar, a amizade. Rebaixamo-nos à categoria de estranhos. Essa foi a pior parte”. (trecho do livro).
Do primeiro “teste de farmácia” negativo, feito quase que sem pretensão, aos últimos resultados desfavoráveis utilizando as técnicas mais avançadas para a concepção de um bebê, passam-se anos na vida do casal de protagonistas de “Dentro do Nosso Silêncio” (editora Bestiário) da friburguense Karine Asth.
Ganhador do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Romance de Entretenimento, a obra narra os pormenores emocionais daqueles que se autodenominam tentantes, pessoas que estão em busca do sonho da maternidade. O livro arrebata pela intensidade e coragem, além de ser um alento para aqueles que vivenciaram o drama de perto.
Para Karine era imprescindível compartilhar a experiência. “Eu havia passado recentemente pelo processo de tentante e quando decidi escrever um livro, esse tema estava muito forte ainda na minha vida”, revela. Ainda assim, a autora afirma que o enredo da obra aborda também a falta de controle sobre algumas escolhas, frustrações e recomeços.
“Dentro do Nosso Silêncio” é narrado em primeira pessoa e acompanha a vida de Ana e Samuel, protagonistas do livro. Há duas linhas temporais que se alternam ao longo dos 31 capítulos da obra. A primeira começa no divórcio entre o casal da trama e segue adiante. A segunda, faz o caminho inverso e inicia quando ambos descobrem que podem estar “grávidos” quando ainda nem cogitavam a possibilidade.
A partir dessas temporalidades distintas o leitor compreende como foi o processo de desmoronamento do casamento a partir de tentativas frustradas de tentar engravidar, e, ao mesmo tempo, assiste o redescobrimento de si mesmo das personagens no pós-separação, em especial de Ana.
Entre vozes e versões
A voz que mais aparece na obra é justamente dela e é por meio da sensibilidade da protagonista que adentramos no sofrimento aterrador de uma mulher que busca engravidar mas não consegue. Ana detalha as emoções que experimenta e monta um cenário desolador: no início há esperanças mas a partir dos fracassos rotineiros o sentimento passa a dar lugar ao pessimismo e tristeza.
Outra voz na obra é a do marido, Samuel, que aparece pontualmente e traz ao leitor o contraponto da narrativa produzida por Ana. Por meio do marido conseguimos ter a dimensão do sofrimento dele na trama e entender a sua versão para os fatos descritos.
Entre as qualidades de “Dentro do Nosso Silêncio” está a de propor essa narração compartilhada e assim fornecer ao leitor um panorama ampliado da trama, propiciando o acompanhamento das causas e consequências das ações das personagens.
Outro fator que evidencia a inteligência e sensibilidade da autora é a possibilidade de redenção que aparece no terço final da obra. Ana sofre, no entanto, em um momento da trama há a decisão de seguir em frente apesar de todas as adversidades. Nesse ponto a irmã e o pai da protagonista aparecem como peças fundamentais para essa volta à superfície depois de um mergulho no abismo que Ana se submete.
O que parece querer dizer com o desfecho talvez seja a mensagem mais simples e óbvia de todos os tempos: há a possibilidade de renascer independente do que aconteceu. Ainda assim, é preciso sempre ter alguém lembrando dessa possibilidade. Karine nos faz esse favor, e aí reside a potência da obra.
Como a própria autora define, a obra pode impactar os leitores de forma diferente. “Para aqueles que nunca tiveram dificuldade para engravidar pode gerar uma reflexão sobre o quanto é errado e inconveniente a pressão da sociedade sobre os casais para que tenham filhos”, reflete Karine. E segue: “E para aqueles que passaram por esse processo pode haver uma identificação com a história”, conclui a escritora.
Serviço: “Dentro do Nosso silêncio” pode ser adquirido pelo site da editora Bestiário: www.bestiario.com.br/livros.
Deixe o seu comentário