Castelo x Nova Friburgo

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

A reivindicação antiga de quem precisa ir de ônibus de Nova Friburgo ao coração do centro da cidade do Rio de Janeiro e vice-versa - foi atendida. A linha operada pela Viação 1001 está de volta, mas apenas em dois horários e somente em dias úteis. O retorno da antiga linha pelo Terminal Menezes Côrtes foi retomado nesta semana e com preços promocionais de R$ 34,90. O passageiro que sai de Nova Friburgo para a capital chega a pagar R$ 69,96 (em alguns horários) na linha que liga Nova Friburgo ao terminal Novo Rio.  

 

Apenas um horário de ida e de volta

Segundo Leandro Zulião, diretor operacional e comercial do Grupo JCA, que administra a empresa 1001, a nova linha atende pesquisas de satisfação que identificaram um quantitativo significativo de pessoas que fazem esse trajeto para trabalhar e estudar. Em acordo com a Prefeitura do Rio, que havia eliminado uma série de linhas intermunicipais por questão de mobilidade urbana, o trajeto Nova Friburgo (saída da rodoviária norte, em Duas Pedras) x Castelo acontece, por enquanto, somente no horário das 4h35 da madrugada. Já a linha Castelo x Nova Friburgo (Norte) parte do Terminal Menezes Côrtes (Castelo) às 17h30.

 

Menos custos 

Os horários tradicionais pela Nova Rio seguem normalmente. Ao todo, geralmente, são 16 horários que variam de 20 minutos a uma hora e meia de intervalo de Nova Friburgo para a capital e 14 horários para o trajeto inverso, com intervalos de até duas horas e meia entre as partidas. Desembarcando pelo Nova Rio, para chegar ao Centro, o usuário tem táxis, veículos por aplicativo, ônibus ou o VLT (6h à 0h). Apesar de já estar operando, ainda há dificuldades para adquirir as passagens antecipadas para a linha Nova Friburgo x Castelo através do site da empresa responsável pela linha, o que deve ser normalizado nas próximas horas.

 

/////////////////////////

 

Talentos friburguenses

Fernando Bonan

Davi Rangel

A tradicional Rádio Manchete está de volta ao cenário e de cara está contratando dois radialistas friburguenses para a linha de frente da sua programação de retorno. Davi Rangel e Fernando Bonan. Davi fará um programa diário na icônica emissora, das 13h às 15h, a partir do próximo dia 4. Bonan já assumiu como um dos locutores esportivos da icônica da nova Manchete FM. 

 

Radialistas reconhecidos

O melhor: ambos seguem na programação das emissoras friburguenses que vinham atuando. Davi Rangel, com seu Davi dá Show, na Sucesso FM, das 6h às 9h. Bonan segue na Nova Friburgo FM com seu programa esportivo das 18h às 19h. A Rádio Manchete opera no FM e no AM, 76,9 e 760, respectivamente, e resolveu voltar ao cenário do rádio com força total.      

 

Friburguense no comando

É um friburguense que comanda a Frente Federal de Saúde Mental do Congresso Nacional, recentemente lançada, em Brasília. O psicólogo e doutor em políticas públicas pela Uerj, Filipe Asth, foi selecionado para a função, após um criterioso processo que reuniu profissionais de todo o Brasil. A deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) foi escolhida como presidenta da Frente que tem André Janones (Avante-MG) como vice. Serão pelo menos dois anos para concluir os trabalhos. 

 

Saúde mental

Filipe Asth coordena as atividades da Frente que tem por iniciativa fortalecer e avançar na construção de políticas públicas de saúde mental para o legislativo brasileiro e como fomento para outras esferas. Reúne não só parlamentares, como também o próprio Governo Federal, universidades e instituições como o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps).


Pandemia ampliou debate e necessidades

A Frente é composta por 16 coordenações temáticas, dedicadas a temas como internet, população LGBTQIA+, segurança pública e orçamento. A abordagem de diferentes recortes sobre as políticas de saúde mental refletem a pluralidade da Frente e a abrangência do tema. Segundo Filipe Asth, secretário executivo da Frente Parlamentar, a pandemia mostrou que saúde mental é uma questão coletiva e tema importante de ser discutido na esfera pública. 

 

Guia disponível

Durante o lançamento da Frente foi apresentado o Guia Parlamentar de Saúde Mental, uma produção do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps) que reúne as principais evidências e mensagens-chave sobre os temas mais urgentes para as políticas de saúde mental. O documento foi utilizado na oficina de formação (foto), dedicada aos assessores parlamentares dos coordenadores dos 16 grupos temáticos da Frente. O Guia pode ser utilizado nos níveis federal, estadual e municipal do Poder Legislativo e está disponível na internet.

 

Fim da Neuza Brizola

Por falar em saúde mental, a histórica Escola Neuza Brizola que por anos atendeu PCDs (pessoas com deficiência mental, física, sensorial ou intelectual) foi fechada pela municipalidade. Desde o anúncio, famílias lutaram contra o encerramento das atividades, mas em vão. Segundo as famílias, elas foram apenas comunicadas do fechamento da unidade.


Número de mediadores insuficientes 

Enquanto a prefeitura argumenta que a lei determina que os PCDs devem estar em escola regular, as famílias dizem que a lei não proíbe, mas sim que: preferencialmente devem estar em escola regular e que, portanto, a escola não precisava fechar. Também denunciam que não há quantidade suficiente de mediadores para atender a demanda e que a lei determina a devida assistência educacional e de saúde, o que não estaria ocorrendo em Nova Friburgo.

 

Cannabis Nova Friburgo

Cada vez em discussão mais ampla e envolta em seriedade científica, o tema cannabis invade Nova Friburgo, nesta quinta-feira, 24, em evento do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ). O tema é destaque na programação de Vet Meeting Serra e visa uma prescrição segura e amparada pela legislação para os médicos-veterinários após a sua regulamentação oficial.

 

Prescrição veterinária

A discussão sobre o sistema Endocanabinoide e como os fitocanabinoides atuam no organismo dos animais é fechada para inscritos e ocorre no auditório do Hotel Dominguez Master. O CRMV-RJ já realizou outros dois eventos com a mesma temática, na cidade do Rio, que reuniu cerca de 400 profissionais e contou com a participação de diversas autoridades com ampla experiência no assunto; e em Cabo Frio.

  

Memória política

Resgate e depoimentos inéditos. Hoje, 24, às 18h30, a Academia Friburguense de Letras, em parceria com a TV Zoom, lança o projeto Memória Política de Nova Friburgo. A ideia é rememorar os principais políticos da cidade no período entre Dante Laginestra e Paulo Azevedo, ou seja, de 1935 até o final do século passado. Várias entrevistas foram realizadas, acumulando depoimentos de bastidores e alguns nunca antes revelados que serão exibidas já a partir de hoje, 24, nos canais virtuais da Academia de Letras e da TV Zoom.

 

Semana da Engenharia

O Instituto Politécnico da Uerj, em Nova Friburgo, promove até amanhã, 25, a Semana de Engenharia (Senip). Com o objetivo de recepcionar os calouros e apresentar aos estudantes as inúmeras áreas de atuação dentro do universo da Engenharia, a semana é organizada de forma voluntária por alunos e professores do Instituto, além de ter o apoio do Centro Acadêmico e da empresa júnior Serra Jr. Engenharia. 

 

Carnaval 2024

A escola Alunos do Samba apresenta seu enredo para o carnaval do ano que vem, neste domingo, 24, a partir das 12h, com sua tradicional feijoada. “Nem Tudo que Reluz é Ouro”, do carnavalesco Sérgio Caetano, e pretende mostrar a importância de valorizar as coisas simples da vida. A sinopse do enredo já foi entregue aos compositores que pretendem concorrer com suas obras. Quem está adiantada na escolha de samba é a Vilage. Também neste domingo, 16h, a atual tetracampeã do carnaval friburguense realiza as semifinais do concurso. Mais dois sambas serão eliminados, definindo assim os três finalistas. 

 

Palavreando

“Amizade não tem contrato, ainda que se assine com a singeleza do olhar. É livre em liberdade plena para ser quem se é e aceitar o outro como e quando vem, ainda que nunca se vá. Para o que der e vier. Para construir e rearrumar. Para regar, mesmo que apenas com conversas de bar ou orações não divulgadas feitas no silêncio noturno de um cômodo qualquer”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.