A Lei Seca encerrou no último fim de semana Operação Verão com uma boa notícia: a redução no índice de alcoolemia nas ruas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Foram fiscalizados durante a estação mais quente do ano, 11.114 motoristas somente nas ações realizadas nos horários de saída de praia ou em pontos turísticos, entre os dias 21 de dezembro e 20 de março. Neste período, 1.174 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito do álcool e tiveram suspensos o direito de dirigir (um percentual de 10,68 pontos).
Em relação ao verão de 2021, foi menor a taxa de motoristas positivados no bafômetro da Lei Seca. Em 2022, no mesmo período foram examinados 8.053 condutores e 1.203 reprovados no teste (14,94%). O resultado da Operação Verão foi apresentado na última terça-feira, 21, durante as homenagens pelos 14 anos de criação da Lei Seca. Uma missa foi celebrada na Igreja da Candelária, no centro do Rio, para comemorar a data e contou com a presença de mais de 400 pessoas.
O secretário de Estado de Governo, Chico Machado, ressaltou que o aumento de pessoas dirigindo sob a influência do álcool, verificado no momento após o fim da pandemia, começou a reduzir graças às campanhas de conscientização da Lei Seca.
"O verão de 2021 nos apresentou um dado muito elevado e que mereceu a adoção de vários mecanismos para reduzir o número. Um deles foi a adoção da fiscalização com motos, a ampliação do quadro de fiscais e a intensificação das campanhas educativas", destacou o secretário.
Na Operação Verão deste ano, a Lei Seca atuou com o auxílio de drones e montou fiscalização diurnas nos principais acessos às áreas de praias da capital, na Região Metropolitana e do interior do Rio de Janeiro. Nova Friburgo, inclusive, foi um dos municípios fluminenses, que recebeu sucessivas blitzes da Lei Seca, principalmente nos fins de semana.
Deixe o seu comentário