Encerrando o movimento “Junho Vermelho’’, de conscientização sobre a importância da doação de sangue, uma boa ação capaz de salvar diversas vidas, será promovido neste sábado, 25, mais um mutirão de doação de sangue. A ação solidária acontecerá das 8h às 11h30, no Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. Mais informações pelo telefone (22) 2523-8084.
Quem pode doar
Pessoas de 16 a 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável e para doar pela primeira vez precisa ter no máximo 60 anos), tem que estar em boas condições de saúde, estar descansado e alimentado, pesar mais de 50 quilos e apresentar os documentos necessários, como um original com foto.
Quem for doar sangue não deve ingerir alimentos gordurosos ou derivados de leite um dia antes da doação. Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença, como, por exemplo, hepatite, malária, Aids, Doença de Chagas e Mal de Parkinson. Também não pode doar sangue quem é usuário de drogas ilícitas injetáveis.
Há alguns fatores que impossibilitam, temporariamente, a doação, são: estar grávida ou amamentando, ter sofrido aborto ou ter tido parto recente, ter feito tatuagem em menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou Covid-19 em menos de 15 dias.
Deixe o seu comentário