Iluminação pública sobra em alguns bairros e falta em outros

Lâmpadas acesas nos postes durante o dia contrastam com escuridão em alguns locais de Friburgo
quarta-feira, 30 de março de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Fotos: Henrique Pinheiro
Fotos: Henrique Pinheiro

 

A VOZ DA SERRA recebe diariamente mensagens de leitores se queixando do serviço de iluminação pública em Nova Friburgo. Um problema crônico que incomoda os friburguenses que, além dos inúmeros problemas causados pela falta de iluminação adequada, também temem pela falta de segurança e a oportunidade que a escuridão proporciona a pessoas mal intencionadas cometerem delitos. Em contrapartida, em alguns locais, no Centro, observa-se o contrário: postes com lâmpadas acesas dia e noite.

É possível observar que diversas lâmpadas em vários pontos da cidade permanecem acesas o tempo todo. O fato incomoda muitos friburguenses que cansam de reclamar sobre a falta de iluminação em seus respectivos bairros. “É inacreditável e chega a ser cômico essa situação. Alguns bairros com moradores reclamando há vários meses sobre lâmpadas queimadas nos postes e em outros lugares luminárias acesas em plena luz do dia! Isso é uma vergonha”, relatou um leitor sobre a situação.

“Se no Centro está assim, imagine em bairros mais afastados. As lâmpadas dos postes queimam e ninguém troca, o que acaba facilitando, com a escuridão, assaltos e uso de drogas. É lamentável”, relatou Sônia Machado, moradora do Centro. 

Desperdício que pesa no bolso… 

Na conta de energia elétrica, uma das taxas acrescidas à tarifa de consumo mensal dos imóveis é a Cobrança de Iluminação Pública (CIP). O valor da CIP é calculado de maneira estimada com base no tempo em que a luz fica acesa, o valor de quilowatts e o número de postes na cidade. Alguns desses requisitos são variáveis, como o tempo em que o poste fica aceso, por exemplo. O problema é que quando a lâmpada fica acesa o dia inteiro, gera o desperdício de dinheiro. É o que acontece em Nova Friburgo.

Cabe ressaltar que a troca de lâmpadas nos postes é responsabilidade das prefeituras desde 2014, conforme determina uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A taxa de iluminação pública cobrada pelas concessionárias de energia elétrica nas contas de luz é transferida para as prefeituras, que devem aplicar os recursos na manutenção do serviço. 

O que diz a prefeitura

Em nota, a prefeitura, através do setor de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa que “o problema citado pela reportagem ocorre devido a sujeira que se acumula na fotocélula, pequeno equipamento que identifica o dia e a noite, de modo a promover o acendimento automático das lâmpadas. O acúmulo de resíduos na estrutura é algo normal, devido a chuva, folhas e poeira, por exemplo. Equipes da pasta promovem a limpeza das estruturas com regularidade e, em breve, o local mencionado também será atendido.”

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: