Comércio de Nova Friburgo poderá funcionar na terça de carnaval

Lojas poderão ainda cumprir expediente normal na segunda-feira, 28, e na quarta-feira de Cinzas
quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio firmaram acordo que autoriza as lojas de Nova Friburgo e de municípios da região a abrirem no feriado de terça-feira de carnaval, que cairá no dia 1º de março.  As empresas que quiserem funcionar deverão assinar, junto aos dois sindicatos, termo de adesão à convenção coletiva da categoria. A terça-feira de carnaval é feriado válido em todo o Estado do Rio.

Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, explica que a ideia do acordo surgiu após a prefeitura transferir os festejos de carnaval para maio, mês de aniversário da cidade, em razão do avanço acelerado, neste início de ano, de casos de Covid-19 provocados pela variante .Ômicron.  "Como o carnaval não vai acontecer agora, incluímos a terça-feira na cláusula do nosso instrumento coletivo que permite abertura do comércio em feriados. Acreditamos que a medida, facultativa, dará aos empresários a liberdade para decidir o melhor para os seus negócios", defende.

O presidente do Sincomércio esclarece que as empresas poderão ainda cumprir expediente normal na segunda-feira, 28 de fevereiro, e na quarta-feira de Cinzas, 2 de março.

"Habitualmente, no carnaval, o comércio faz horário diferenciado porque a Avenida Alberto Braune ganha arquibancadas, há blocos e foliões nas ruas, desfiles de escolas de samba etc. Mas o feriado, mesmo, é apenas na terça-feira", especifica ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Braulio Rezende acentua que o processo de termo de adesão para funcionamento em feriados foi bastante simplificado recentemente. "Reduzimos o número de documentos solicitados para facilitar as providências para as empresas. De qualquer modo, o termo de adesão continua indispensável: quem o assina se compromete a respeitar os direitos trabalhistas instituídos pela nossa convenção", disse.

Além de Nova Friburgo, os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro. 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios