Baderna e lixo na Praça do Suspiro envergonham a cidade

Espaço vira point de aglomeração e amanhece em estado deplorável nos fins de semana, chocando os turistas
quarta-feira, 18 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O lixo deixado na Praça do Suspiro
O lixo deixado na Praça do Suspiro

Jovens promovendo aglomerações em praças do município não é novidade, porém, isso não deveria acontecer em plena pandemia da Covid-19. O problema é que o consumo desenfreado de bebidas, o uso de drogas e o som alto de carros com equipamentos potentes têm  incomodado moradores e comerciantes do entorno da Praça do Suspiro, um dos cartões postais friburguenses, todos os fins de semana. A algazarra que antes acontecia na Praça Getúlio Vargas e foi coibida operações conjuntas da PM e da Guarda Municipal, agora mudou de endereço. Os “encontros” dos jovens costumam acontecer nas noites de sextas-feiras e sábados e ao amanhecer dos dias seguintes, um cenário deplorável se descortina, com amontoados de lixo pelos canteiros e por toda a praça.    

O fato já havia sido denunciado pelo jornalista Wanderson Nogueira na coluna "Observatório". em A VOZ DA SERRA. Segundo o apurado pelo colunista, nem sempre o lixo é recolhido logo cedo, causando péssima impressão para os visitantes que chegam ao espaço no dia seguinte, especialmente nos fins de semana para conhecerem a praça e o teleférico. Além da falta de educação desses grupos, é preciso também observar a falta de espaços para confraternizações dos jovens. Afinal, eles apenas migram de espaço. Esses encontros já passaram pelas praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, Rua Monte Líbano e, agora, na Praça do Suspiro.

“É um absurdo e chega a causar um certo medo passar pela praça com os jovens utilizando drogas em pleno espaço público. É necessário tomar uma providência urgentemente”, relatou uma moradora que fez contato com a redação do jornal nesta semana assustada com a bagunça na praça. “Semana passada o que aconteceu aqui foi algo horroroso. Está chegando mais um fim de semana e tudo deve se repetir. A polícia precisa agir e impedir tamanha barulheira. Ninguém consegue dormir”, completou a mulher.  

Um cliente de um restaurante no entorno do Suspiro também concorda que o “rolezão” dos jovens precisa ser coibido com urgência. Como os encontros acontecem na praça, seus entornos são utilizados como sanitários e ao sairmos dos restaurante nos deparamos com forte odor de urina. Isso pega mal para uma cidade turística como Nova Friburgo. Não sou contra a diversão dos jovens, afinal a praça é pública, mas é preciso ter ordem e disciplina”, disse ele.     

Outro debate a ser levantado conforme Wanderson Nogueira observou é que não adianta a prefeitura promover operações de força-tarefa para promover o fechamento de bares às 23h, por conta da pandemia, se as maiores aglomerações estão fora deles. “Acho engraçado fazer essa força-tarefa fechando bares e restaurantes às 23h e deixar os jovens aglomerando livremente com suas bebidas e caixas de som em vários cantos da cidade. O que adianta?”, esclareceu Ricardo Guedes. 

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo para saber se a Guarda Civil Municipal irá desenvolver alguma operação no local para inibir tal prática - como já acontece na praça Getúlio Vargas. Até o fechamento desta edição não obtivemos retorno. 

 

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Apesar do avanço da propaganda virtual, os santinhos de candidatos voltaram a sujar ruas

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra