No último dia 7, a Central de Operações e Monitoramento Cidade Inteligente completou seis anos. Desde que o projeto foi implantado, Nova Friburgo passou a ser considerado a terceiro município mais seguro entre os 92 do estado do Rio. Graças ao auxílio do Cidade Inteligente, várias operações policiais são realizadas sem que haja troca de tiros nas ruas da nossa cidade, o que colabora para a sensação de segurança sentida pelo cidadão e o turista.
Nesses seis anos, a central de monitoramento tem colaborado com a população friburguense prestando serviços de utilidade pública mantendo os órgãos competentes informados sobre alterações e possíveis ocorrências no trânsito, e em casos de chuvas fortes auxiliar em ações de prevenção a enchentes.
A Central de Operações e Monitoramento, que foi instituída através de lei municipal, funciona graças à equipe que opera na Central desde a sua inauguração e que se mantém operando em conjunto, principalmente, com a Defesa Civil, Polícia Militar e a Guarda Municipal com apoio da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana.
Atualmente, a central conta com 196 câmeras, graças ao apoio de comerciantes, empresários e moradores que integram suas câmeras que captam imagens de vias públicas. A Cidade Inteligente vem evoluindo e se mantendo ao longo desses seis anos, com apoio de colaboradores como o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), entre outros.
A população também pode auxiliar no monitoramento dos espaços públicos. Quem tem uma ou mais câmeras de segurança apontadas para a rua, pode agregá-la ao Cidade Inteligente. Para isso, basta fazer um cadastro online através do link http://bit.ly/2FiItA8 e preencher o formulário. Vale lembrar que o cadastro é totalmente sigiloso e gratuito. Para mais informações, ligue: (22) 2528-0091 ou acesse facebook.com/NFCidadeinteligente.
Deixe o seu comentário