“A Mãe Terra está claramente pedindo uma chamada à ação. A natureza está sofrendo, os oceanos se enchendo de plástico e ficando mais ácidos. Calor extremo, incêndios florestais e inundações, recorde de furacões no Atlântico. Agora enfrentamos a pandemia de Covid-19, link para a saúde de nosso ecossistema.
Mudanças climáticas provocadas pela ação do homem, bem como crimes que afetam a biodiversidade, como desmatamento, desenfreado uso da terra, agricultura e pecuária intensificada e o crescente comércio ilegal de animais silvestres, podem aumentar o contato e a transmissão de doenças infecciosas desses animais para humanos como a Covid-19 que enfrentamos há mais de um ano.
De uma nova doença infecciosa que surge em humanos a cada 4 meses, 75% delas vêm de animais, de acordo com o Meio Ambiente da ONU. Isso mostra as relações estreitas entre a saúde humana, animal e ambiental.
Os ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta — e seu povo. Restaurar nossos ecossistemas danificados ajudará a acabar com a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir a extinção em massa.
A Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema, que será lançada oficialmente com o Dia Mundial do Meio Ambiente 2021, em 5 de junho, nos ajudará a parar, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Mas só teremos sucesso se todos participarem.
Ao longo desta semana, vamos refletir, seriamente, sobre o Dia Internacional da Mãe Terra. É preciso mudar para uma economia mais sustentável que funcione para as pessoas e para o planeta. Vamos promover a harmonia com a natureza e a Terra. Juntemo-nos ao movimento global para restaurar nosso mundo.” (António Guterres, Secretário-Geral da ONU)
A Mãe Terra, os animais, os humanos, pedem socorro! Bom fim de semana!
Deixe o seu comentário