Desde o início da retomada gradual e segura das atividades em Nova Friburgo, há cerca de quatro meses, já é possível fazer quase tudo, frequentar lojas, shoppings, clubes, festas, entre outras atividades. Mas quem precisa dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Subdelegacia do Trabalho de Nova Friburgo, ambos no centro da cidade, dão, literalmente, com a cara na porta. Sem atendimento presencial em ambos os órgãos, os cidadãos tendo que resolver tudo de forma on-line ou por telefone.
A VOZ DA SERRA esteve nas duas unidades na manhã desta quinta-feira, 22, para verificar como estava sendo feito o atendimento ao público, bem como as dificuldades enfrentadas por quem precisa desses serviços. Assim que chegamos à Subdelegacia do Trabalho de Nova Friburgo, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Rua Francisco Mieli, cinco pessoas estavam em frente ao portão buscando, em vão, atendimento presencial ou aguardando algum funcionário prestar algum esclarecimento ou apenas dar uma informação. No entanto, a agência permanece fechada. Diversos cartazes foram afixados na porta de entrada com informações que podem ajudar as pessoas, como telefones, sites e e-mails onde podem ser obtidos mais detalhes sobre o atendimento remoto.
Uma dessas pessoas que não conseguiram atendimento presencial foi Thiago Martins Emerick. Ele é auxiliar de serviços gerais e está há sete meses desempregado, praticamente desde o início da pandemia. Ele contou que já foi diversas vezes ao órgão, mas não consegue a informação que tanto precisa. “A situação está difícil. O que eu preciso é muito simples. Como estou procurando emprego, já tenho a carteira de trabalho digital, mas não sei se ela substituiu a carteira de trabalho de papel ou se preciso tirá-la também. Mas aqui não tem ninguém para dar informações, só esse monte de papel colado na porta. Aí fica difícil. Já vim várias vezes aqui e não consigo resolver o meu problema”, lamentou o trabalhador, que voltou para casa mais uma vez sem ser atendido.
Cabe ressaltar que em casos semelhantes ao de Thiago, que tem essa dúvida sobre a validade da carteira de trabalho digital, ela tem sim validade como documento para fins de acompanhamento do contrato de trabalho, não sendo válida, porém, como documento de identificação. Outra que estava completamente perdida era a aposentada Maria Edelvira Ramos, de 82 anos. Na companhia do marido, ela queria saber como a filha, de 19 anos, poderia dar entrada na sua carteira de trabalho.
Ela contou que a jovem conseguiu o primeiro emprego e o empregador solicitou o documento para formalizar a contratação dela. Mas sem atendimento presencial, ela terá que resolver tudo pela internet. A sorte da dona Maria Edelvira, que veio de São Pedro da Serra apenas para tentava buscar essa informação, é que a filha tem acesso a internet e poderá dar entrada na Carteira de Trabalho Digital, senão não conseguiria resolver o problema e poria em risco o emprego conquistado recentemente. “Ela viria aqui mais tarde para tentar resolver isso, mas pelo visto nem adianta, né? E como a gente consegue atendimento agora?”, indagou a idosa, visivelmente perdida com a falta de atendimento presencial.
Na porta da unidade, em meio a diversos avisos, um deles informa que “os atendimentos presenciais estão suspensos devido a pandemia do coronavírus”. Portanto, qualquer tipo de serviço deverá ser feito por telefone, email ou pelo site do Ministério do Trabalho.
Confira os canais de atendimento:
Alô Trabalho
158 (apenas ligações de telefone fixo ou orelhão)
Telefones úteis (de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h)
Seguro desemprego e Carteira de Trabalho: 2523-6639 / 2522-1292
Protocolo: 2522-1292 / 2522-2028
Fiscalização: 2523-6379
Relações do trabalho: 2523-6150
Para baixar a Carteira de Trabalho Digital:
Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”
Para requerer o seguro desemprego online:
1) Pela internet: Portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br)
2) Pelo celular: aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”
Em casos de divergências, pendências ou outros problemas, basta entrar em contato pelo telefone 158 ou pelo email sepem.nfriburgo@mte.gov.br
Fiscalização de denúncias – chat online
www.fiscaldotrabalho.com
Dias úteis, das 9h às 17h
O atendimento no INSS
Também estivemos na manha desta quinta-feira, 22, na agência do INSS de Nova Friburgo, na Rua Galeano das Neves, no Centro. Por lá, situação semelhante à encontrada na Subdelegacia do Trabalho do município: nada de atendimento presencial, apenas remoto.
Assim que chegamos à unidade, ela estava fechada, porém, com a porta principal entreaberta. Fomos atendidos por um dos vigilantes, que confirmou que a agência continua fechada, sem previsão de reabertura, e que os atendimentos estão sendo feitos apenas de forma remota. Portanto, a perícia médica, um dos serviços mais buscados pelos cidadãos, continua não sendo realizado na agência do INSS local, que também atende a outros municípios vizinhos como Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Sumidouro, entre outros.
Portanto, os beneficiários do INSS que buscam atendimento na agência de Nova Friburgo não precisam nem se deslocar ao órgão, já que nenhum serviço presencial está sendo prestado. Para isso, o cidadão deverá acessar o site do INSS (inss.gov.br), pelo telefone 135 (ambos canais nacionais), ou então pelo WhatsApp da agência de Nova Friburgo (22 2522-7052). Apesar de ser um número de telefone fixo, ele funciona com o aplicativo de mensagens. Basta enviar mensagens de texto ou áudio, exceto ligação.
Pelo número de WhatsApp, que atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, fomos prontamente respondidos e informados que neste canal de atendimento estão sendo feitas orientações aos segurados do INSS para acesso aos serviços e benefícios, bem como tirando outras possíveis dúvidas. Cabe ressaltar que o servidor não tem acesso a nenhum sistema de consulta, portanto, caso o beneficiário necessite desse serviço, deve ser por meio do site ou aplicativo do INSS ou pelo telefone 135.
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