É consenso no Friburguense que para ser um dos três melhores times de menor investimento e conquistar uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2021, o rendimento na Taça Rio terá que ser superior ao do primeiro turno. Dentro desse contexto, o Tricolor da Serra terá a oportunidade de começar a demonstrar essa evolução neste sábado, 17, quando receberá o Madureira, às 15h, no Eduardo Guinle – ainda com portões fechados, por conta da pandemia. A sequência de compromissos prevê partidas às quartas e sábados, até o dia 7 de novembro.
“A tendência, daqui para frente, é ter jogos muito mais difíceis. Todos fizeram um primeiro turno de regular para bom. A partir de agora os confrontos serão mais duros, mas nós evoluímos também”, prevê o técnico Sérgio Gomes.
Neste segundo turno, os times do grupo A enfrentam os do B, pontuando dentro da própria chave. Dentre os grandes, o Friburguense vai enfrentar Vasco e Fluminense, ambos fora de casa. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.
O Madureira foi às semifinais da Taça Guanabara, e após a boa campanha, tenta se firmar na competição, também buscando um lugar na principal competição nacional da categoria. Já o Frizão, oitavo colocado do grupo B, com sete pontos ganhos, e 11º na classificação geral, somou duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Foram 13 gols marcados e 14 sofridos.
“O primeiro turno foi muito válido, pois evoluímos na competição. Também foi bom para pegamos ritmo de jogo. Eu e toda a comissão técnica acreditamos que o Friburguense pode fazer jogos ainda melhores nesse segundo turno”, aposta Sérgio.
O Friburguense estreou na competição em março, quando enfrentou o Flamengo, no Rio de Janeiro, e foi derrotado por 4 a 2. Depois da parada por conta da pandemia, recebeu o América e perdeu por 2 a 1. A recuperação veio no fim de semana, com a vitória por 4 a 3 sobre o Macaé, em Xerém. Na sequência o Frizão empatou por 1 a 1 com o Botafogo, e perdeu para o Bangu por 2 a 1. Contra a Cabofriense, uma nova derrota, desta vez por 2 a 0. A goleada por 4 a 0 sobre o Boavista, em Nova Friburgo, fechou a participação na Taça Guanabara.
Tabela do Frizão – Taça Rio
- Sábado,17 – 15h - Friburguense x Madureira, Eduardo Guinle
- Quarta, 21 – 15h - Resende x Friburguense, Trabalhador
- Sábado, 24– 15h - Portuguesa x Friburguense, Luso Brasileiro
- Quarta, 28 – 15h - Friburguense x Nova Iguaçu, Eduardo Guinle
- Sábado, 31 – 15h - Vasco da Gama x Friburguense, CT Artsul
- 4 de novembro – 15h - Friburguense x Volta Redonda, Eduardo Guinle
- 7 de novembro – 15h - Fluminense x Friburguense, Laranjeiras
Definições
Os jogos às quartas e sábados deixam o ritmo da Série B1 do Campeonato Carioca intenso. Tanto que a Taça Santos Dumont, o primeiro turno da competição, já terá os semifinalistas definidos na rodada deste sábado, 17. Quem conquistar o troféu, automaticamente já estará garantido na semifinal geral da segundona do Rio. Se a mesma equipe levar o título também da Taça Corcovado, garante o acesso para a Seletiva.
Neste turno inicial, quatro equipes chegam à última rodada da fase de classificação dependendo apenas de si. Líder e vice-líder do grupo A, Audax (que visita o Maricá) e Gonçalense (recebe o Serra Macaense) estão praticamente garantidos, com 15 pontos cada. O detalhe é que Duque de Caxias e Maricá, com dez cada, possuem um jogo a menos – o duelo entre os dois times, à época vencido por W.O. pelo Duque, está sub judice.
Na chave B, os líderes Nova Iguaçu (13 pontos) e Sampaio Corrêa (12) avançam, sem depender de ninguém, se vencerem São Gonçalo e Goytacaz, respectivamente. Contudo, o time alvianil de Campos pode avançar e tirar o Sampaio se vencer em casa, e há ainda o Angra dos Reis, com os mesmos dez pontos do Goyta, na briga por uma vaga.
Na última quarta-feira, 14, oito jogos movimentaram a oitava rodada da Taça Santos Dumont. Destaque para o Gonçalense, que venceu o Nova Cidade, chegou a 15 pontos e segue sendo o único time sem perder na competição. Outro resultado importante foi a vitória do Nova Iguaçu sobre o Angra dos Reis, assumindo a liderança do Grupo B.
Resultados da 8ª rodada
- Olaria 1 x 3 Duque de Caxias, Bariri
- Audax/Miguel Pereira 0 x 2 Rio São Paulo, Fructuoso Fernandes
- Serra Macaense 0 x 0 Maricá, Ubirajara Reis
- Nova Cidade 1 x 2 Gonçalense, Joaquim A. Flores
- Campos 1 x 2 Goytacaz, Antônio F. Medeiros
- São Gonçalo EC 0 x 2 Sampaio Corrêa, Alzirão
- Bonsucesso 0 x 3 Artsul, Bariri
- Nova Iguaçu 1 x 0 Angra dos Reis, Laranjão
9ª rodada
Sábado, 17
- Rio São Paulo x Olaria, Bariri
- Maricá x Audax/Miguel Pereira, Lourival Gomes
- Gonçalense x Serra Macaense, Alzirão
- Serrano x Nova Cidade, Atílio Marotti
- Goytacaz x Sampaio Corrêa, Ary de Oliveira
- Artsul x Campos, Nivaldo Pereira
- Angra dos Reis x Bonsucesso, Jair Toscano
- São Gonçalo x Nova Iguaçu, Alzirão
Deixe o seu comentário