Após a retomada, nesta sexta-feira, 3, de outros setores da economia (serviços essenciais funcionaram de forma ininterrupta e recentemente as indústrias também puderam voltar a operar), A VOZ DA SERRA percorreu as principais ruas do centro de Nova Friburgo para conferir como se comportaram os friburguenses no primeiro dia de funcionamento de bares, restaurantes, comércio e serviços.
Inicialmente autorizados a funcionar de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h, esses setores também poderão funcionar neste sábado, 4, no mesmo horário, já que a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na tarde desta sexta-feira, 3, que a bandeira adotada para a flexibilização era a amarela – quando a taxa de ocupação dos leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 se enquadra entre 50% e 59%. À noite, foi informada a taxa mensal da semana: 59,32% (no limite da faixa laranja, mais restritiva).
Logo após as 12h, quando o comércio pode, de fato, reabrir, o movimento nas ruas foi bem grande. As calçadas da Avenida Alberto Braune ficaram lotadas com filas nas portas dos bancos e de algumas lojas que permaneceram cerca de três meses fechadas, como a filial da rede Casas Bahia, por exemplo. Apesar de placas informativas indicando o distanciamento seguro entre as pessoas, muita gente ficou aglomerada. Já no interior das lojas, a organização foi diferente. Praticamente todas colocaram fitas na entrada dos estabelecimentos, de modo a controlar a entrada e saída de clientes para evitar aglomerações.
A maioria das pessoas utilizava máscara, mas não é difícil encontrar ainda quem resista a seguir as determinações da prefeitura e dos órgãos mundiais de saúde. O dia ensolarado - mais quente que os anteriores - parece que animou ainda mais os friburguenses a saírem às ruas no primeiro dia de funcionamento do comércio. Bares, restaurantes e lanchonetes, também autorizados a funcionar, registraram um movimento menor do que o de costume em dias normais. Apesar de estarem liberados para receber os clientes nas mesas no interior dos estabelecimentos, muita gente preferiu seguir com o já tradicional delivery ou a retirada no balcão, prática ainda adotada por restaurantes self-service, já que a volta do buffet à quilo ainda está proibida.
Bandeira amarela
Conforme anunciado pela Prefeitura de Nova Friburgo na tarde desta sexta-feira, o município encontra-se em bandeira amarela, métrica que vai regular o funcionamento de diversos setores da economia até a próxima sexta-feira, 10. Com isso, as indústrias, que estavam funcionando com apenas 50% da mão de obra, estão autorizadas a ampliar sua capacidade para até 80%.
O setor de comércio e serviços poderá funcionar de segunda à sábado, das 12h às 18h, com acesso controlado de clientes, observando as medidas sanitárias e de higiene. Bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar com até 70% da capacidade máxima e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas. Permanece vedado o sistema de self-service, podendo o estabelecimento realizar a montagem do prato por funcionário devidamente paramentado.
Salões de beleza, barbearias, estética e similares podem funcionar com equipes reduzidas, restrição de clientes simultâneos e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Além disso, devem respeitar rigorosa higienização no início e término de cada atendimento, oferecimento de local para lavar as mãos, priorizar a ventilação natural e manter a limpeza de aparelhos de ar-condicionado. Também é obrigatório o uso de EPIs pelos prestadores de serviço e colaboradores e uso de máscara pelos clientes.
Já a partir desta segunda-feira, 6, os shopping centers poderão retomar suas atividades, das 12h às 20h, com 70% da capacidade instalada de ocupação com distanciamento de 1,5 metro entre as mesas da praça de alimentação.
Deixe o seu comentário