A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou no último fim de semana que vai lançar na próxima quinta-feira, 14, uma plataforma digital onde serão disponibilizadas todas as informações relacionadas aos casos confirmados do novo coronavírus no município. A novidade é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Ciência e Tecnologia e Subsecretaria de Comunicação Social, e tem como intuito ampliar a visibilidade dos casos e do cenário epidemiológico local. A plataforma estará disponível através de um link, que será divulgado durante a semana, e com acesso à toda a população.
Os boletins que normalmente são divulgados às segundas, quartas e sextas-feiras, além das atualizações feitas em outros dias da semana, ficarão mantidos. Já a plataforma será atualizada a cada quinta-feira e trará a consolidação de dados importantes como, por exemplo, a distribuição dos casos confirmados por sexo.
Atualmente, considerando a totalidade dos casos positivos, 56,6% deles são em mulheres e 43,4% em homens. Já o maior índice de registro da doença confirmado por faixa etária é em pessoas acima de 60 anos, o que representa 33,8% dos casos. Em segundo lugar estão pessoas na faixa de 40 a 49 anos, com 24,3%. Dos 75 casos atestados laboratorialmente como positivos na cidade, 13,5% estão concentrados no bairro Cônego, que tem, atualmente, nove casos confirmados da doença, à frente do Centro, que tem sete.
A proposta da Prefeitura de Nova Friburgo é semelhante ao trabalho já desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que, diante da pandemia, disponibilizou o serviço de monitoramento online de casos de Covid-19. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, esta é uma boa oportunidade de dar visibilidade às informações relacionadas aos casos, em forma de compilado, garantindo, assim, a privacidade dos pacientes.
“A plataforma dará a oportunidade ao friburguense de ter a real dimensão do nosso quadro epidemiológico. Estamos diante de um desafio muito grande no sistema de saúde e, em oportuno, aproveito para destacar a todos sobre a importância de respeitarmos o isolamento social para conseguirmos cumprir a missão de vencer esta pandemia tão difícil, sem precedentes. Não cumprir as medidas de segurança significa aumentar as chances de um colapso na nossa rede de saúde, não só no público, mas no privado também, impactando no número de óbitos e de pessoas acometidas pelo agravamento da doença”, alertou Fabíola.
Deixe o seu comentário