Mais de 100 confecções friburguenses devem produzir quase 1 milhão de máscaras

Paralelamente à iniciativa da prefeitura, Cruz Vermelha já distribuiu cerca de 50 mil acessórios de proteção; veja o vídeo
quarta-feira, 29 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)

Terminaram na segunda-feira, 27, as inscrições para as confecções friburguenses interessadas em participar da chamada pública voltada à produção de máscaras que serão distribuídas gratuitamente pela Prefeitura de Nova Friburgo à população e à servidores públicos, de modo a conter a disseminação do coronavírus.

Ao todo, 129 cadastros foram feitos pelo link disponibilizado pelo edital. No entanto, segundo a prefeitura, “após análise minuciosa da equipe técnica verificou-se duplicidade de lançamentos. Com isto, o quantitativo final de empresas cadastradas foi de 103 confecções”. Ainda de acordo com o Governo Municipal, que considerou positiva à adesão ao edital, a estimativa de produção das empresas participantes está na faixa de 955 mil máscaras, segundo levantamento preliminar efetuado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística.

Após a análise documental das confecções cadastradas - que já foi iniciada -, as empresas habilitadas serão contatadas para apresentarem as amostras. Somente após análise e aprovação das mesmas, será solicitada pela Secretaria de Saúde a emissão da nota de empenho junto à Secretaria de Finanças. Isso deve ocorrer até o início da próxima semana, segundo a prefeitura, e a partir daí as empresas estarão autorizadas a produzir.

As confecções terão o prazo de sete dias úteis para entregar as máscaras. Ainda segundo a prefeitura, a expectativa é de que “até meados de maio as máscaras comecem a chegar à população”. A distribuição será feita pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, através de escolas, creches, unidades básicas de saúde e centros de assistência social. Ainda de acordo com a prefeitura, “a atual chamada pública atenderá plenamente à demanda local”, não havendo necessidade do lançamento de novo edital.

Iniciativas paralelas

A Cruz Vermelha de Nova Friburgo também está promovendo a doação de máscaras à população de Nova Friburgo. A instituição humanitária está fazendo esse trabalho em locais com maior aglomeração de pessoas, como em filas de bancos e lotéricas, por exemplo. Além disso, em uma tenda na Praça Getúlio Vargas é feita a troca de um quilo de alimento não perecível por uma máscara. De acordo com Luís Fernando Rodrigues, voluntário da Cruz Vermelha, até agora a instituição já distribuiu cerca de 50 mil máscaras.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra