As crianças desde cedo entram em contato com diversas expressões artísticas: ao ouvir uma música, ver uma pintura, através da literatura, entre as tantas outras formas em que ela pode se manifestar. Brincar e imaginar são formas de construir a realidade e também falar sobre ela. Pois a interação das crianças com o mundo se dá, muitas vezes, de forma lúdica, na tentativa de contar sobre o real.
Você lembra de suas brincadeiras quando era criança? Uma simples caixa de papelão pode se transformar em uma nave espacial, para nos levar para o espaço rapidamente, ou virar um fogão para fazer as comidinhas das bonecas, e tantos outros objetos que através da imaginação infantil ganham novos significados e funções.
A imaginação, na verdade, é um espaço de autonomia. A partir dela é possível pensar sobre a vida e diversas possibilidades de viver, sendo elas realizáveis ou não. A fantasia acompanha a criança em suas experiências diárias e, assim, a criança experimenta o novo. Receptiva às novidades, a imaginação é também uma dimensão em que a criança vislumbra coisas novas e esboça futuros possíveis.
Ler um livro é capaz de transportar a garotada para um mundo de possibilidades, de novos universos, onde não há limites e nem lógica. Através da leitura a criança pode livremente exercer o que tem de mais precioso que é a sua imaginação, e somente por isso a vida se torna mais alegre e lúdica.
Deixe o seu comentário