Subsecretaria de Inspeção do Trabalho orienta empregados e patrões

Diretriz é que todos observem algumas medidas como forma de prevenir contágio do Covid-19, mantendo empregos e atividade econômica
sábado, 04 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Trabalhadores de máscara (Foto: Henrique Pinheiro)
Trabalhadores de máscara (Foto: Henrique Pinheiro)

O Ministério da Economia, através da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho; da Secretaria de Trabalho; e da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, emitiu recentemente algumas orientações a trabalhadores e empregadores diante das profundas alterações nas relações de trabalho decorrentes da atual pandemia do novo coronavírus  e dos riscos de contágio no ambiente do trabalho.

O órgão reconhece que diversas medidas são necessárias para promover o achatamento da curva de contágio, de modo que todos os doentes tenham a oportunidade de receber os devidos cuidados médicos. Nesse contexto, o governo tem apresentado um conjunto de medidas urgentes necessárias à prevenção, controle e mitigação dos riscos. Nesse contexto, orienta-se que trabalhadores e empregadores observem algumas medidas como forma de prevenir/diminuir o contágio da Covid-19 e manter os empregos e a atividade econômica, certos de que o país irá superar as dificuldades que se apresentam.

O ofício apresenta uma série de medidas de caráter geral no trabalho, como uma série prática (16 ações ao todo) de boa higiene e conduta, como a higienização frequente das mãos com água e sabão, além do uso de álcool gel, limpar e desinfetar os locais de trabalho e áreas comuns, reforçar a limpeza de pontos de grande contato como corrimões, banheiros, maçanetas, terminais de pagamento, elevadores, mesas, cadeiras etc. E, quando possível, promover o trabalho remoto (home office), de modo a evitar o deslocamento do funcionário.

O documento também lista uma série de práticas que devem ser adotadas na hora da refeição do trabalhador; práticas referentes ao transporte de trabalhadores; práticas referentes ao uso de máscaras, a suspensão de exigências administrativas, como a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares; além de práticas referentes aos trabalhadores pertencentes a grupo de risco.

O ofício da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho lembra ainda que as normas regulamentadoras de segurança e saúde do trabalho apresentam uma série de medidas de prevenção aos trabalhadores e podem ser consultadas no site (enit.trabalho.gov.br/). A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia também disponibiliza ao cidadão o serviço de informações pela central de atendimento Alô Trabalho, com ligação gratuita pelo telefone 158. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados nacionais.

Dúvidas de trabalhadores, empresas e qualquer interessado, bem como denúncias trabalhistas, podem ser encaminhadas ao Setor de Inspeção do Trabalho, da Gerência Regional do Trabalho em Nova Friburgo, através do email: seint.nf@mte.gov.br.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra