O prefeito Renato Bravo anunciou que vai prorrogar a quarentena decretada no último dia 20 para conter a pandemia de coronavírus em Nova Friburgo. O decreto municipal, determinando o fechamento de indústrias e comércio (à exceção dos setores essenciais, como alimentação e farmácias) tem vigência até este domingo, 5. A suspensão das aulas na rede municipal já tinha sido prorrogada até 15 de abril.
O novo decreto neste sentido deverá ser publicado neste fim de semana. O anúncio foi feito em rede social, na “live” pelo Instagram realizada ao lado da subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, na noite desta quinta-feira, 2.
“Sim, a quarentena vai ser prorrogada”, respondeu o prefeito à pergunta de um internauta. “Neste momento isso é fundamental, essencial para preservar vidas, para diminuir o pico da curva da doença, para ampliar cada vez mais a capacidade de atendimentos. Estamos tendo resultados positivos até o momento, por isso temos que manter, com tranquilidade e responsabilidade”, disse Bravo.
“A quarentena é necessária porque não chegamos ainda ao momento de pico. Temos que protelar ao máximo a chegada desse pico para termos leitos disponíveis, em caso de necessidade de internações”, emendou Fabíola.
Segundo Bravo, o Hospital Municipal Raul Sertã está sendo preparado com o redimensionamento de leitos e vai ganhar um centro de triagem externo.
Durante a “live”, o prefeito também anunciou que Nova Friburgo poderá ganhar um hospital de campanha. O local será o complexo esportivo do Sesi, em Conselheiro Paulino, que inclui ginásio coberto e campo futebol. O prefeito fez questão de dizer que a escolha foi técnica, em conjunto com o Comitê Operacional de Emergência em Saúde, criado para conter esta crise do coronavírus.
Segundo Bravo, o município foi consultado pela Secretaria estadual de Saúde, que já enviou um engenheiro para vistoriar o local. Mas a decisão final será do Ministério da Saúde, que estaria em dúvida entre montar o hospital, que será regional, em Friburgo ou em Cantagalo.
Durante a transmissão online, que durou uma hora, a subsecretária disse que ainda será divulgada a data da próxima vacinação contra a gripe comum. Segundo ela, na última etapa, na terça passada, foram aplicadas quase 25 mil doses vacina em idosos e profissionais saúde.
Fabíola pediu “paciência” aos idosos, explicando que, devido à antecipação da campanha de vacinação este ano por conta do coronavírus, as doses, que têm um longo processo de produção, vêm chegando em cotas menores.
Deixe o seu comentário