Os casos confirmados de infectados por coronavírus subiu para 350 na manhã desta quarta-feira, 18, incluindo os números adicionados por secretarias estaduais de Saúde ao somatório do Ministério da Saúde, que na noite desta terça computava 291.
O vírus está circulando em 17 estados e no Distrito Federal.
Além da primeira morte por coronavírus no Brasil, ocorrida nesta terça em São Paulo, o estado investiga se outras quatro mortes, na mesma clínica particular onde estava internado o paciente que morreu, podem ser atribuídas ao Covid-19.
A vítima confirmada era um homem de 62 anos que tinha diabetes e hipertensão. O resultado dos exames nos outros quatro mortos sai em 48 horas.
Além dos casos confirmados, o Ministério da Saúde contabilizava nesta terça-feira 8.819 casos suspeitos no país. Outros 1.890 casos suspeitos foram descartados. Há 18 pessoas confirmadas hospitalizadas (7% do total).
Segundo monitoramento da universidade americana Johns Hopkins, em todo o mundo foram registradas 7.955 mortes pela doença.
O Estado do Rio também tem uma morte sendo investigada. Uma idosa de 63 anos morreu na tarde desta terça com suspeita de coronavírus em Miguel Pereira, segundo a Secretaria de Saúde do município. Ela trabalhava como doméstica na capital e esteve em contato direto com a patroa dela, que chegou da Itália e testou positivo para Covid-19. O resultado do exame sairá em 24 horas. A Secretaria estadual de Saúde aguarda o resultado.
Estudo projeta 5 mil casos no país em uma semana
Um estudo realizado por pesquisadores da PUC-Rio, Fiocruz e Instituto D'Or da Secretaria estadual de Saúde do Rio estima que, até 26 de março, quinta-feira da semana que vem, o Brasil pode chegar a 4.970 casos confirmados de coronavírus.
Os estados de São Paulo e do Rio poderão registrar, respectivamente, 3.380 e 596 casos.
Para fazer esta projeção, os pesquisadores utilizaram o cenário de países como Irã, Itália, Coreia do Sul, Espanha, França, Alemanha, China e EUA.
Replicando a taxa de transmissão em cada um desses países juntamente com suas medidas de contenção, foi possível projetar cenários otimista, mediano e pessimista no Brasil.
Foram utilizadas as taxas de crescimento de cada um dos países até a confirmação do 50º caso, além de como a ação de cada país e o comportamento da sua população influenciou no crescimento posterior dessa curva. O Brasil atingiu 50 casos confirmados em 12 de março, quinta passada. A partir desse dado, os pesquisadores conseguiram obter a projeção de 15 até 26 de março.
Se o Brasil replicar o pior cenário, a expectativa é de que, em uma semana, o país tenha 4.970 casos; na expectativa otimista, é possível chegar a 2.314 casos; a mediana é 3.750.
Fontes: G1 e Uol
Deixe o seu comentário