Ministério da Saúde descarta caso suspeito de coronavírus em Niterói

Homem que chegou da China na semana passada estava isolado em ala de hospital em Icaraí
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Chineses protegidos nas ruas (Reprodução da web)
Chineses protegidos nas ruas (Reprodução da web)

O Ministério da Saúde descartou nesta segunda-feira, 27, que seja coronavírus o caso de um homem internado no Hospital Icaraí, em Niterói. O paciente, que chegou da China na semana passada, chegou a ser isolado numa ala do hospital.

A nota do ministério descartando o caso foi emtida às 10h55, 40 minutos após uma nota da Fundação Municipal de Saúde de Niterói  informar que estava monitorando um caso suspeito na cidade.

O coronavírus se assemelha a uma pneumonia, só que é transmitida pelo ar, causando tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. A China já registrou  81  mortes causadas pela doença.

Este é o sexto caso suspeito da doença descartado pelo Ministério da Saúde  no Brasil. Os outros foram em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. De acordo com a pasta, o Brasil está em alerta 1 para o vírus (inicial), em uma escala que vai de 1 a 3. O nível mais elevado é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.

Um brasileiro está internado com a mulher e a filha nas Filipinas com suspeita de coronavírus. A família mora na cidade chinesa de Wuhan, considerada epicentro da doença,  e viajaram para as Filipinas de férias. O resultado dos exames deve ficar pronto nesta quarta, 29.

Como se proteger

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, como realizar frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde