Passaporte de vacinação começou

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Passaporte de vacinação começou
A partir de hoje, 15, a cidade do Rio de Janeiro começa a exigir que moradores e turistas apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrar em locais de uso coletivo. Problema para os friburguenses que trabalham, fazem negócios, têm familiares e cotidianamente estão na capital. Isso porque, até o fechamento desta coluna, 58.348 vacinas aplicadas ainda não tinham o comprovante cadastrado na plataforma do SUS, seja de 1ª, 2ª ou dose única.

27% sem cadastro
O número significa que 27% das aplicações totais ainda não foram cadastradas pela prefeitura. O percentual vem caindo, consideravelmente, desde que a coluna vem denunciando o problema. Esse percentual chegou a ultrapassar 60%. No entanto, esses 27% podem ter sérios prejuízos. Os dados são resultados de cruzamentos feitos pelas informações disponíveis no Ministério da Saúde e das redes sociais da própria prefeitura.

Mais de 60% imunizados
A boa notícia é que, segundo dados da prefeitura, 109.963 friburguenses estão imunizados, ou seja, já receberam as duas doses ou a dose única. O número é ainda maior, pois no início da vacinação nacional, com o atraso que a cidade teve, foi grande a quantidade de moradores de Nova Friburgo que se deslocaram para se vacinar na capital. Ou seja, é correto se supor que mais de 60% da população está com a imunização completa. Isso, é claro sem contar a dose de reforço aos idosos. 

Como comprovar que se vacinou?
Voltando ao passaporte: uma saída para comprovar que se vacinou é carregar no bolso o comprovante físico, em papel. Inicialmente, este será aceito, assim como papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde. Resta saber se será válido apenas da secretaria municipal do Rio ou se de outros municípios será aceito, uma vez que documentos assim podem ser falsificados. Isso não está claro no decreto carioca.

Niterói e Araruama
Chegou a ser criado pela Prefeitura de Nova Friburgo, um serviço especial de cadastro para quem tinha que viajar para o exterior, cujo passaporte de vacinação é exigido. Resta saber se tal serviço será feito para quem trabalha ou precisa ir ao Rio de Janeiro ou a Niterói e Araruama, que são outros municípios fluminenses que também exigem o comprovante de vacinação. Lembrando que quem só tomou a primeira dose e espera pela segunda aplicação também precisa apresentar o comprovante, provando que ainda não chegou o momento da segunda dose.

Locais com exigência de passaporte
A exigência nesta primeira etapa é para academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais; vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos; cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação; atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas; locais de visitação turística, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in; conferências, convenções e feiras comerciais.

Nova Friburgo sem passaporte
As cirurgias eletivas estarão restritas a vacinados. A medida vale tanto para a rede pública quanto para hospitais particulares. Bares, restaurantes, shoppings e lojas terão a exigência do passaporte na próxima etapa. Ainda não está prevista a comprovação da vacinação em aeroportos e rodoviárias. Não há qualquer ensaio por parte da Prefeitura de Nova Friburgo em adotar a medida de exigir comprovante de vacinação de moradores e turistas.

Maioria é a favor
Até porque, enquanto não atingir 100% de vacinas aplicadas cadastradas, cá entre nós, não tem moral para exigir. Em enquete que realizei em uma das minhas redes sociais, foi surpreendente o número de pessoas que concordam com a exigência da comprovação: 92% a favor e apenas 8% contra. Claro que não tem valor científico e pode ter o efeito bolha. Mesmo assim, no entanto, certamente a grande maioria das pessoas concorda com a exigência. 

Pesquisa sobre eficácia
À essa altura do campeonato é até difícil imaginar que tenham pessoas que não queiram se vacinar. Mas acaba de ser publicado um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19. Foram avaliados mais de 600 mil casos da doença no país de abril a julho.

As chances de vacinados e não vacinados
As principais estatísticas identificadas são: a chance de um não vacinado se contaminar é 4,5 vezes maior; não vacinados têm 11 vezes mais probabilidade de morrer de Covid-19; pessoas não vacinadas estão dez vezes mais suscetíveis a serem hospitalizadas pela doença. Com relação à variante Delta, a proteção das vacinas contra hospitalização e mortes permaneceu forte, mas sua eficácia na prevenção da infecção caiu de 91% para 78%. Outro ponto é que a proteção diminuiu conforme a idade aumentou. Quanto mais velho, menos eficaz.

Associação de motoristas de aplicativo
Com mais de 800 motoristas de aplicativo, Nova Friburgo deve ganhar uma associação para representar esses profissionais, que tem nesse trabalho a única fonte de renda ou como complemento. Alguns entusiastas da ideia já têm se reunido e convidado outros, alegando a importância de estarem unidos para terem mais força na relação com as plataformas ou mesmo com a prefeitura. Atualmente, a cidade tem a atuação de três plataformas: Garupa, 99 e Uber.

Aumento de repasse
Em tempos: com a ampliação da concorrência, mas sob o indicativo de que o preço dos combustíveis aumentou consideravelmente, Uber e 99 anunciaram que ajustarão para cima os repasses pagos aos motoristas por corrida. A variação é de 10% a 25% de reajuste, variando de cidade para cidade. Segundo as plataformas, isso sem aumentar o valor pago pelos usuários. Em verdade, é a constatação de que com os combustíveis no preço que estão, está ficando inviável para os motoristas. 

Palavreando

“Cada dia tem sua história, cada hora tem seu relato. Há horas boas e ruins. Há dias melhores do que outros. Há encontros mais frutíferos e mais fúteis, mais vazios - indiferentes. Há escolhas certas e outras erradas”.

Foto da galeria
A Imperatriz de Olaria repaginou o seu símbolo. A tradicional coroa foi reestilizada com traços mais modernos, assim como a fonte do nome da agremiação. O pavilhão também teve incorporado as estrelas que representam seus ancestrais e os carnavais conquistados. Por falar na vermelho e branco, no próximo domingo, 19, às 13h, através de live, a escola vai lançar seu enredo para o Carnaval 2022.
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.