10º em abertura de novas empresas

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 07 de julho de 2021

10º em abertura de novas empresas
Nova Friburgo foi o 10º município entre os 92 do estado a registrar maior abertura de novos negócios em 2021. Os dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) apuram que, no primeiro semestre, o município registrou a abertura de 492 novas empresas. Neste ano, também foram registradas na delegacia local da Jucerja o encerramento de 20 empresas, saldo positivo de 472.

180 fechadas em 2020
Em todo ano passado, Nova Friburgo registrou 784 aberturas de novos empreendimentos, mas o fechamento de 180, saldo, portanto de 504 negócios entre abertos e finalizados. Ou seja, o primeiro semestre deste ano já se aproxima do saldo total de 2020.   

Comércio e confecções lideram
O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios lidera o ranking de atividades principais abertas (19%), seguido de confecção de moda íntima, 7%. Destaque ainda para restaurantes e similares com 32 novas empresas abertas, numa sinalização de recuperação deste que foi um dos setores mais abalados com a pandemia.

Recorde do Estado
Nova Friburgo acompanha de certa forma uma tendência estadual. O Rio de Janeiro bateu recorde de novos negócios nesse ano, tendo o melhor resultado dos últimos 20 anos. A recuperação econômica chega num cenário mais otimista com o avanço da vacinação e a possível reabertura completa de todos os setores da economia, sem novos lockdowns. Ao mesmo passo, a crise forçou ao empreendedorismo.

Novas empresas e emprego
Considerando a Região Serrana e Centro-Norte, Nova Friburgo perde apenas para Petrópolis (6º lugar). Vale lembrar, conforme apurado pela coluna Observatório, que Nova Friburgo, em 2021, é o 9º entre os 92 municípios fluminenses em geração de emprego. Ainda que o número de nossos empregos venha sendo puxado pela indústria, a capacidade empreendedora friburguense colabora certamente para esse quadro positivo.

Região vai mal
Se Nova Friburgo está no Top 10 de novos negócios, conforme quadro abaixo, não se pode dizer o mesmo de alguns municípios vizinhos. Entre os dez piores, metade é da nossa região: Trajano de Moraes (83º), Sumidouro (85º), São Sebastião do Alto (88º), Macuco (antepenúltimo) e Santa Maria Madalena (penúltimo). Por óbvio, observa-se, municípios mais populosos tendem a ter um maior volume de novas empresas abertas.

Ranking de novos negócios em 2021
1º Rio de Janeiro – 15.885
2º Niterói – 1.848
3º Duque de Caxias – 1.079
4º São Gonçalo – 997
5º Nova Iguaçu – 948
6º Petrópolis - 667
7º Campos dos Goytacazes - 644
8º Cabo Frio - 639
9º Volta Redonda – 542
10º Nova Friburgo – 492

Endividados
O Brasil fechou o mês de junho com quase 69,7% de brasileiros endividados. Não deve ser muito diferente por terras friburguenses. Esse é o maior nível em mais de uma década. A pesquisa da CNC (Confederação Nacional de Crédito) leva em consideração contas em aberto no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnês, crédito consignado, empréstimos e prestações.

Vilão
Segundo a CNC, o que comprometeu mais o orçamento foram a inflação mais elevada e a redução no pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal. O cartão de crédito é o grande vilão: 81,8% das pessoas apontam ele como o principal tipo de dívida.  

Sem volta às aulas presenciais
Ainda em pandemia e com vacinação em curso, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) prorrogou a suspensão das atividades presenciais não essenciais até o próximo dia 31. A decisão, tomada pelo comitê Covid, abrange todos os núcleos, incluindo o Instituto Politécnico de Nova Friburgo, e, visa conter a propagação da pandemia.

Semestre atrasado
A Uerj acredita que ainda não está segura a retomada presencial das atividades letivas. Assim, o calendário acadêmico referente ao 1º semestre mantém as aulas a distância. As aulas começam no dia 2 de agosto com o término do período previsto para 19 de novembro. Já os calouros ingressantes no vestibular 2021 vão ter aulas de 8 de setembro a 4 de dezembro.

Palavreando
“Saudade de muitas pessoas, porque não existe cotidiano ou momentos grandiosos sem pessoas. Não existe saudade, sem gente. Porque saudade e amor estão associados diretamente a quem a gente junta e a vida une por razões das mais variadas”.

 

Foto da galeria
Foi um sucesso o primeiro fim de semana do Festival Gastronômico de Inverno de Nova Friburgo. Mais de 80 estabelecimentos prepararam pratos especiais para o evento que desta vez vem acompanhado de baixas, mas convidativas temperaturas. De pratos salgados às sobremesas, os chefs capricharam na criatividade reprimida pela impossibilidade de realização do festival no ano passado, por conta da pandemia. (Foto: Carlos Mafort).
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.