Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
10º em abertura de novas empresas
![](https://avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/foto3.jpeg?itok=Bgox2CSJ)
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
10º em abertura de novas empresas
Nova Friburgo foi o 10º município entre os 92 do estado a registrar maior abertura de novos negócios em 2021. Os dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) apuram que, no primeiro semestre, o município registrou a abertura de 492 novas empresas. Neste ano, também foram registradas na delegacia local da Jucerja o encerramento de 20 empresas, saldo positivo de 472.
180 fechadas em 2020
Em todo ano passado, Nova Friburgo registrou 784 aberturas de novos empreendimentos, mas o fechamento de 180, saldo, portanto de 504 negócios entre abertos e finalizados. Ou seja, o primeiro semestre deste ano já se aproxima do saldo total de 2020.
Comércio e confecções lideram
O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios lidera o ranking de atividades principais abertas (19%), seguido de confecção de moda íntima, 7%. Destaque ainda para restaurantes e similares com 32 novas empresas abertas, numa sinalização de recuperação deste que foi um dos setores mais abalados com a pandemia.
Recorde do Estado
Nova Friburgo acompanha de certa forma uma tendência estadual. O Rio de Janeiro bateu recorde de novos negócios nesse ano, tendo o melhor resultado dos últimos 20 anos. A recuperação econômica chega num cenário mais otimista com o avanço da vacinação e a possível reabertura completa de todos os setores da economia, sem novos lockdowns. Ao mesmo passo, a crise forçou ao empreendedorismo.
Novas empresas e emprego
Considerando a Região Serrana e Centro-Norte, Nova Friburgo perde apenas para Petrópolis (6º lugar). Vale lembrar, conforme apurado pela coluna Observatório, que Nova Friburgo, em 2021, é o 9º entre os 92 municípios fluminenses em geração de emprego. Ainda que o número de nossos empregos venha sendo puxado pela indústria, a capacidade empreendedora friburguense colabora certamente para esse quadro positivo.
Região vai mal
Se Nova Friburgo está no Top 10 de novos negócios, conforme quadro abaixo, não se pode dizer o mesmo de alguns municípios vizinhos. Entre os dez piores, metade é da nossa região: Trajano de Moraes (83º), Sumidouro (85º), São Sebastião do Alto (88º), Macuco (antepenúltimo) e Santa Maria Madalena (penúltimo). Por óbvio, observa-se, municípios mais populosos tendem a ter um maior volume de novas empresas abertas.
Ranking de novos negócios em 2021
1º Rio de Janeiro – 15.885
2º Niterói – 1.848
3º Duque de Caxias – 1.079
4º São Gonçalo – 997
5º Nova Iguaçu – 948
6º Petrópolis - 667
7º Campos dos Goytacazes - 644
8º Cabo Frio - 639
9º Volta Redonda – 542
10º Nova Friburgo – 492
Endividados
O Brasil fechou o mês de junho com quase 69,7% de brasileiros endividados. Não deve ser muito diferente por terras friburguenses. Esse é o maior nível em mais de uma década. A pesquisa da CNC (Confederação Nacional de Crédito) leva em consideração contas em aberto no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnês, crédito consignado, empréstimos e prestações.
Vilão
Segundo a CNC, o que comprometeu mais o orçamento foram a inflação mais elevada e a redução no pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal. O cartão de crédito é o grande vilão: 81,8% das pessoas apontam ele como o principal tipo de dívida.
Sem volta às aulas presenciais
Ainda em pandemia e com vacinação em curso, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) prorrogou a suspensão das atividades presenciais não essenciais até o próximo dia 31. A decisão, tomada pelo comitê Covid, abrange todos os núcleos, incluindo o Instituto Politécnico de Nova Friburgo, e, visa conter a propagação da pandemia.
Semestre atrasado
A Uerj acredita que ainda não está segura a retomada presencial das atividades letivas. Assim, o calendário acadêmico referente ao 1º semestre mantém as aulas a distância. As aulas começam no dia 2 de agosto com o término do período previsto para 19 de novembro. Já os calouros ingressantes no vestibular 2021 vão ter aulas de 8 de setembro a 4 de dezembro.
Palavreando
“Saudade de muitas pessoas, porque não existe cotidiano ou momentos grandiosos sem pessoas. Não existe saudade, sem gente. Porque saudade e amor estão associados diretamente a quem a gente junta e a vida une por razões das mais variadas”.
![Foto da galeria](https://avozdaserra.com.br/sites/default/files/colunas/20210707_observatorio.jpg)
![](https://avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/foto3.jpeg?itok=Bgox2CSJ)
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário