Ventania em Nova Friburgo derruba árvores e arranca telhas em diversos bairros

As fortes rajadas ocorreram na tarde de sábado, 12
segunda-feira, 14 de agosto de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Leitor via WhatsApp)
(Fotos: Leitor via WhatsApp)

Uma forte ventania na tarde do último sábado, 12, assustou moradores em suas casas e pessoas que passeavam no centro da cidade. As fortes rajadas derrubaram árvores em vários bairros, uma delas na Praça Getúlio Vargas, próximo à Estação Livre. Algumas barracas de artesanato montadas ao longo da praça tiveram seus toldos atingidos. Felizmente ninguém ficou ferido.

Também houve queda de árvores nas proximidades da rodoviária sul, na Ponte da Saudade e na Avenida Hans Gaiser, próximo de Duas Pedras. No bairro Olaria também teve queda de árvore, e nas redes sociais, diversos friburguenses relataram que parte dos seus telhados foram arrancados pela força dos ventos. 

A Secretaria Municipal de Defesa Civil informou que “não havia previsão para a ventania de intensidade forte a moderada que atingiu a cidade. O órgão foi acionado para quatro ocorrências, sendo duas quedas de árvores que acabaram interditando trechos da RJ-116, uma na altura do bairro Ponte da Saudade e outra no bairro Vila Nova, próximo a Duas Pedras; e dois destelhamentos, sendo um no Centro e outro no bairro Cordoeira. 

Todas as vias foram liberadas ainda no sábado; apenas a ocorrência registrada no Cordoeira foi finalizada no domingo, 13, já que a retirada do telhado necessitou do trabalho em conjunto da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Energisa. Não é possível medir a força dos ventos porque o município não dispõe do equipamento necessário. Apesar da chuva de granizo, o volume pluviométrico foi considerado baixo, ficando entre 15mm e 20mm.”

Semana tem começo úmido

De acordo com o Climatempo, o transporte de umidade do oceano em direção ao continente influenciou as condições de tempo no estado do Rio de Janeiro. A previsão é de chuva fraca a moderada com as temperaturas ficando mais amenas.

A infiltração marítima ainda mantém alta umidade sobre parte da região sudeste, com bastante nebulosidade no estado do Rio. A previsão do tempo para Nova Friburgo nesta terça-feira, 15, é de céu nublado com aberturas de sol à tarde. Pode garoar de manhã e à noite. Mínima de 12 graus e máxima 20 graus.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: