Vem aí a Feira Biocultural da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade

Participantes devem residir ou ter disponibilidade para participar de encontros presenciais em Nova Friburgo
quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Alê Rifan)
(Foto: Alê Rifan)

O evento se destina a exibição, a sociabilização e a documentação de conhecimentos e produções construídas, por meio de oficinas, rodas de conversas, expressões culturais, exposição de fotografias e feira de produtores locais. Por isso, uma chamada pública foi organizada para identificar expositores dos segmentos variados da cadeia socioprodutiva da socioagrobiodiversidade, resultantes de processos em educação, pesquisa, manejo, produção, beneficiamento e/ou comercialização de produtos, bens e/ou serviços. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 18h do próximo domingo, 5. Os participantes devem residir ou ter disponibilidade para participar de encontros presenciais em Nova Friburgo, assumindo despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação, caso seja necessário.

A chamada pública tem objetivo de selecionar e formalizar a adesão gratuita de 100 expositores da “Cadeia Socioprodutiva da Socioagrobiodiversidade”. O expositor poderá apresentar sua produção/experiência, desde que faça parte do tema da mostra, ou seja: que contemplem, incorporem e/ou promovam no mínimo dois dos princípios elencados: uso de ingredientes e/ou de elementos identitários da socioagrobiodiversidade; sistemas socioagroprodutivos que respeitem as boas práticas agroecossistêmicas (o manejo, a sazonalidade, a segurança alimentar, flexibilidade adaptativa, etc.); busca pela integração de conhecimentos (práticas e saberes) e sua disseminação; protagonismos sociais, juvenis, familiares e/ou comunitários; fortalecimento de cadeias produtivas de interesses afins (agroecologia, agroturismo, economia solidária etc.); aplicação de processos organizativos, inclusivos e transparentes (comércio justo, responsabilidade compartilhada, consumo consciente); uso de tecnologias socioambientais e/ou de estratégias de implementação, como venda direta, agregação de valor, clube orgânico, sacola virtual; e utilização de práticas coletivas, tais como: o mutirão; o associativismo e capacitações. A seleção dos expositores para cada edição da mostra será realizada pela equipe técnica gestora, que entrará em contato com os contemplados.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: