Veículos irregulares: força-tarefa do estado reforça fiscalização

Em Nova Friburgo, irregularidades em motocicletas, com modificações nos canos de descarga são a maioria
quinta-feira, 06 de abril de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Detran RJ)
(Foto: Detran RJ)

A força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que reúne agentes do Detran, do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários) e policiais civis e militares para reprimir a circulação de veículos irregulares, está ampliando suas ações, aumentando de seis para 12 operações diárias atuando na Região Metropolitana e também no interior. Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana é a responsável pela fiscalização do cumprimento das normas do Código Brasileiro de Trânsito, que são realizadas sempre em parceria com o 11ºBPM visando coibir as irregularidades.

As ações visam, principalmente, verificar o estado de conservação dos veículos, documentação e modificações sem autorização prévia dos órgãos competentes. De acordo com a prefeitura, no caso das fiscalizações relacionadas às motocicletas, as irregularidades mais frequentes encontradas no trânsito friburguense são relacionadas às modificações nos canos de descarga que provocam excesso de ruído e emplacamento. 

A prefeitura informou também que, no ano passado, houve um aumento notório nos flagrantes feitos pelos agentes da Smomu de motociclistas cometendo esses dois tipos específicos de infração. A secretaria, no entanto, não informou os números de ações, apreensões e multas aplicadas solicitados por A VOZ DA SERRA.

Apreensões no Estado

A ação de fiscalização integrada do Governo do Estado começou em julho do ano passado e já chegou à marca de 10.568 motos rebocadas, destas, 2.921 com irregularidades em placas. Desde o início das atividades da força-tarefa, já foram realizadas 1.501 operações, com 85.760 veículos abordados e mais de 260 CNHs recolhidas por diversos motivos.

As cinco principais infrações registradas nas operações são licenciamento atrasado; condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir; veículo com placa ou com sistemas de iluminação e de sinalização alterados; veículo em mau estado de conservação; e falta do cinto de segurança.

"A ação integrada do estado começou em julho de 2022 com seis operações, que hoje passam a ser 12. No início de maio, passarão a ser 16, mais do que o dobro do alcance inicial", anunciou o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.  "O objetivo do Governo do Estado, com toda essa mobilização, é oferecer mais segurança à população. A ação tem como foco as motos irregulares. Mas qualquer veículo irregular ou suspeito pode ser rebocado, multado ou removido", lembrou Marcus Moreira, coordenador de Fiscalização do departamento. As operações acontecem em todos os turnos, de manhã, à tarde e à noite, diariamente, incluindo fins de semana.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: