Vacina contra a gripe: apenas 17% dos friburguenses se imunizaram

Doses continuarão a ser aplicadas até terminar o estoque
terça-feira, 30 de maio de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Oficialmente, a campanha nacional de vacinação de combate à gripe termina nesta quarta-feira, 31, em todo o Brasil, mas devido a baixa cobertura vacinal contra a Influenza, na maioria dos estados e municípios, o Ministério da Saúde está orientando governadores e prefeitos a ampliarem o calendário de ações locais para atingir o maior número possível de vacinados. Desde o início da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, no dia 10 de abril, em todo o país foram aplicadas 34,7 milhões de doses, número que não corresponde à metade das vacinas enviadas aos estados e municípios, que é de 80 milhões. 

Em Nova Friburgo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde,  até esta terça-feira, 30, apenas 32.501 pessoas foram vacinadas contra a gripe. Isso representa cerca de 17% da população friburguense, considerando que o imunizante está disponível para todos acima dos 6 meses de idade.

No município, a campanha vai continuar disponível para a população até que se esgote todo o estoque. A vacina está sendo aplicada, de segunda a sexta-feira, das 8h à 16h30, nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino.

Nesta quarta-feira, 31, haverá uma ação especial de vacinação contra a gripe nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Amparo, Nova Suíça, Varginha, Campo do Coelho, Centenário, Conquista, São Lourenço, Lumiar, São Pedro da Serra, Olaria 1, 2 e 3, Riograndina, Terra Nova, Stucky e Vargem Alta, das 9h às 14h.

Todos com mais de 6 meses devem receber a dose, que é extremamente importante na proteção do vírus circulante em todo o país. Para receber a vacina é necessário ter em mãos o CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta vacinal.

Proteção garantida

De acordo com o Ministério da Saúde, os imunizantes têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem tolerados. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.

O ministério também informou que a vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reforça que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional, inclusive, a dose bivalente contra a Covid-19 que está sendo oferecida nos postos de saúde de Nova Friburgo atualmente.

Segundo ainda o ministério, o Movimento Nacional pela Vacinação continua e é importante lembrar que as unidades básicas de saúde estão abastecidas com os imunizantes indicados no calendário de vacinação, de acordo com as idades.

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus: A, B, C e D. Os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais. Os principais sintomas da gripe são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença e suas complicações. (Fonte: Ministério da Saúde)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: