Usina Cultural Energisa com vasta programação

Espaço retornou suas atividades com exposição e uma temporada teatral com cursos e oficinas
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55, retornou suas atividades nesta sexta-feira, 23, com exposição e uma temporada teatral com cursos e oficinas. O projeto Resistência Artística abriu as atividades do ano com a exposição UnoDiverso. A nova mostra apresenta a produção de oito novos artistas. A pintura, fotografia e a colagem são as principais técnicas utilizadas pelo grupo, com algumas propostas em multilinguagens, e serão apresentadas no primeiro piso da Usina. A UnoDiverso conta com um time de curadores selecionados, celebrando a diversidade e a coletividade, por meio de uma exposição criativa, que promete emocionar e envolver o público com alguns talentos da região.

Neste sábado, 24, às 19h, o Usina Viva abre a temporada teatral com mais uma qualificada leva de espetáculos e cursos na área cultural e artística na Usina Cultural Energisa. A peça ‘Todo o tempo do mundo’, com os atores Wilson Wagner e Tânica Noguchi e direção de Bernardo Dugin (adaptada do texto do autor Luis Erlanger), tem apresentação única e conta, em complemento, com a oficina ‘O Ontem é Agora’, neste domingo, 25, com os atores Tânia Noguchi e Bernardo Dugin. 

Em exercícios teatrais de tempo e percepção, os participantes vão experimentar durante a oficina o espaço/tempo, a partir de uma relação passado, presente e futuro, por meio de seus corpos e da oralidade. A oficina ‘O ontem é agora’ busca ainda para aproximar o público com os realizadores e expandir a experiência nas artes dos espetáculos.

A Usina Viva tambem promove a Oficina de Elaboração de Projetos com Cris Campos, professora do Departamento de Arte e Produção Cultural da UFF, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da mesma universidade. Cris atua como gestora e consultora em comunicação e produção cultural em várias frentes como  cultura popular, cultura latino-americana, artes integradas, além de ser pesquisadora associada aos grupos de pesquisa TeleVisões (UFF), Nemacs (UFF) e LIDD (UFRJ). A oficina será neste sábado, 24.  

Ao todo, serão oferecidas no projeto três oficinas sobre produção cultural – uma oportunidade de formação gratuita e de qualidade já no início do ano para elaborar projetos e ampliar o conhecimento sobre a cadeia do mercado artístico e cultural que se constrói muito além dos palcos. 

Curso de teatro com Tomás Braune 

O Usina Viva também oferece, com início em março, o curso de teatro com o ator Tomás Braune, duas vezes por semana (terças e quartas-feiras, das 19h às 21h), e vai até julho. Através da elaboração de partituras corporais e células coreográficas, cada participante criará um pequeno solo, a ser apresentado ao fim do curso.

Programação 

UnoDiverso 

De terça à sábado, das 13h às 20h

Entrada gratuita - todas as idades

Peça Todo o Tempo do Mundo

Sábado, 24, às 19h

Oficina de Elaboração de Projetos com Cris Campos

Sábado, 24, das 13h às 20h

Oficina ‘O Ontem é Agora’ com Tania Noguchi e Bernardo Dugin

Domingo, 25, das 9h às 12h

Classificação indicativa: 14+

Oficinas: as inscrições são realizadas por formulários disponíveis no link da bio do Instagram  @usinaviva ou pelo e-mail usina.viva.23@gmail.com

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: