Último dia para garantir vaga de novos alunos na rede pública

Procedimento, tanto na rede municipal, como estadual deve ser feito digitalmente
quinta-feira, 14 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Atenção pais ou responsáveis pelos estudantes em Nova Friburgo Quem deseja garantir uma vaga para seus filhos no ensino público em 2024 e ainda não fez as matrículas das crianças e adolescentes, deve se apressar, pois esta quinta-feira, 14, é o último dia para a inscrição de novos alunos nas escolas municipais e estaduais.  

Em ambas as redes, o procedimento é totalmente digital, portanto, não há necessidade de ir às escolas de preferência gerando filas. Na rede municipal, os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Nova Friburgo, até as 16h de hoje, e na rede estadual, o procedimento deve ser feito pelo site, da Secretaria estadual de Educação (Seeduc). Para os pais que não têm acesso à internet ou têm dificuldades para executar o procedimento, as secretarias Municipal e Estadual de Educação autorizaram que a inscrição dos alunos seja feita diretamente nas escolas de ambas as redes.

Escolas municipais 

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo (SME) oferece vagas para o ingresso de novos alunos no próximo ano letivo nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais - 1º ao 5º ano e finais - 6º ao 9º ano), e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O responsável legal pelo estudante deve ter em mãos no momento da inscrição os seus dados pessoais (nome, endereço, telefone, CPF, identidade e cartão do Bolsa Família, se for beneficiário do programa, e os dados do aluno (nome, CPF, identidade e certidão de nascimento).

Durante o cadastro será solicitada a indicação de duas a três opções de escolas e a alocação dos novos alunos poderá ocorrer em qualquer uma delas. A classificação dos inscritos seguirá os critérios estabelecidos na portaria 10/2023, da Secretaria Municipal de Educação, que  contém detalhes sobre a pré-matrícula e está disponível para consulta no próprio sistema.

A listagem da alocação dos estudantes será divulgada no site da prefeitura e nas escolas nesta sexta-feira, 15. A efetivação da matrícula ocorrerá na próxima semana, nos dias 18, 19 e 20, diretamente nas escolas. Quando a vaga for concedida o responsável legal deve comparecer à escola para efetivar a matrícula no prazo de três dias úteis, levando os documentos necessários. A SME, no entanto, alerta que se a matrícula não for efetivada no prazo estipulado, a vaga será perdida. Nesse caso, a vaga retornará ao sistema e estará disponível para outro candidato.

Escolas estaduais 

A Seeduc também encerra nesta quinta-feira as inscrições para os estudantes que desejam ingressar no ensino estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. Até o início desta semana, mais de 140 mil inscrições foram realizadas. No site Matrícula Fácil é possível verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter no mínimo três opções e no máximo oito opções na combinação de escola/curso/série/turno. A 1ª fase da matrícula nas escolas estaduais não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo a critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como preferência à pessoa com deficiência; crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na rede pública e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo. 

No próximo dia 29, o resultado da alocação será divulgado no site Matrícula Fácil. O responsável - ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 16 a 19 de janeiro de 2024 e realizar a confirmação da matrícula. A ficha de conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula, na escola onde o candidato for alocado.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: