Uerj Nova Friburgo comemora 30 anos

Evento será realizado nesta quarta no plenário da Câmara Municipal
quarta-feira, 10 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 10, às 18h30, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) — onde funciona o Instituto Politécnico do Rio — vai festejar 30 anos de atividades em Nova Friburgo, na sede da Câmara de Vereadores, na Rua Farinha Filho, 50, 3º andar. 

O Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, criado em 1989, como órgão diretamente vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, iniciou, em 1990, suas atividades como instituição de pesquisa em Nova Friburgo. Em maio de 1993, incorporado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como Campus Regional / Instituto Politécnico, o IPRJ passou a integrar o Programa de Interiorização da universidade, implantando diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em Friburgo. Desde 2014, o Campus ocupa, em caráter definitivo, expressiva área do tradicional Complexo Industrial Triumph Internacional / Filó, no bairro Vila Amélia, graças à aquisição efetuada pelo governo estadual. 

Hoje, direção e equipe celebram os mais de três décadas de funcionamento da Uerj no município, considerada “a mais democrática e inclusiva das universidades públicas, tendo sido precursora em nosso país na implementação da política de ação afirmativa, reservando vagas em seus vestibulares para populações tradicionalmente excluídas do acesso ao ensino superior”, ressaltou Marcelo Verly, técnico-administrativo da instituição.

“Desde a incorporação do IPRJ à Uerj, e mesmo antes, sabemos tratar-se de instituição que tem sido um exemplo de excelência acadêmica, formando gerações de profissionais altamente capacitados e comprometidos com o desenvolvimento da nossa região, de nosso Estado e do país como um todo. Ao longo de mais de 30 anos, o IPRJ/Uerj vem se destacando em diversas áreas do conhecimento, notadamente no campo das engenharias, contando com corpo de profissionais altamente qualificado e com infraestrutura de ponta, contribuindo sobremaneira para a formação de centenas de profissionais que atuam em diferentes áreas e contribuem para o crescimento e desenvolvimento da nossa sociedade e economia.

Não podemos deixar de mencionar também as inúmeras pesquisas e projetos de extensão que são desenvolvidos na universidade, muitos dos quais com impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população. Neste momento de celebração, parabenizamos todos aqueles que fazem parte da nossa universidade”, concluiu Verly.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: