STF autoriza transporte público gratuito no dia da votação

Em Nova Friburgo, empresa de ônibus ainda analisa essa possibilidade
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu nesta semana que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30, um domingo.

Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pelo partido político Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

Para pedir a gratuidade universal, o partido Rede Sustentabilidade argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar as passagens do transporte coletivo até o local de votação, que, na maioria dos municípios, é mais cara do que a multa estipulada pela Justiça Eleitoral pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51. A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação.

Em Nova Friburgo, a empresa de ônibus Faol informou nesta quarta-feira, 19, que seu departamento jurídico está analisando a possibilidade de concessão da gratuidade nas passagens de suas linhas urbanas aos eleitores no próximo dia 30. (Com informações da Agência Brasil) 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: