Sesc inscreve para oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Workshops vão abordar temas relacionados ao universo do cinema, a construção de personagens e produção de argumentos
terça-feira, 02 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O 5º Argumenta, laboratório imersivo do Sesc RJ que oferece capacitação gratuita para novos roteiristas, está com inscrições abertas para oficinas virtuais gratuitas que serão ministradas por participantes do projeto. As atividades serão realizadas entre os próximos dias 9 e 18. As inscrições podem ser feitas no formulário online disponível. 

Nas oficinas, serão abordadas temáticas relacionadas ao universo do cinema, a produção de roteiros e a construção de personagens. São oferecidas 40 vagas em cada oficina. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos. Não é necessário conhecimento prévio em cinema.  

As oficinas serão realizadas por Gabriel Newton, Duba Rodrigues, Daniel Veiga, Xulia Doxágui, Allan Costa, Euler Lopes, Karkará Tunga e Matheus Hoffman. Todos foram selecionados para o Argumenta, que ofereceu, no fim do ano passado, mentoria com especialistas do mercado audiovisual que os ajudaram a aprimorar os seus projetos de longa-metragem de ficção.

No ano passado, o Sesc recebeu 872 inscrições de roteiristas de 26 estados e quatro países (Argentina, Chile, França e Nicarágua) interessados em participar do laboratório. Desse total, dez foram selecionados e tiveram os custos de transporte, assim como estadia e alimentação para as atividades em Petrópolis custeados pela instituição.

O Argumenta foi criado em 2018 com o objetivo de contribuir com a cadeia produtiva audiovisual, qualificando e facilitando a penetração de projetos de todo o país nesse mercado, promovendo a formação de novos agentes culturais de forma democrática, para a diversificação da oferta de conteúdo qualificado.

Programação 

Oficinas virtuais 

 Dia 9

10h - The bear: como temperar uma narrativa, com Gabriel Newton

15h - O ritmo do argumento: afinando a estrutura de seu texto, com Duba Rodrigues

Dia 10

15h - Personagens trans na ficção – o corpo dono de sua narrativa, com Daniel Veiga

Dia 12

15h - Desenvolvimento de personagens infantis em narrativas contra-hegemônicas para o grande público, com Xulia Doxágui

Dia 16

15h - Toda história merece uma treta: uma análise sobre os conflitos que fazem uma história envolvente, com Allan Costa

Dia 17

10h - Na fofoca: construindo argumentos a partir de histórias que você ouve, com Euler Lopes

Dia 17

19h - Desconfigurando o olhar colonial, com Karkará Tunga

Dia 18

19h - Introdução às bordas do cinema brasileiro, com Catheus Hoffman

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: