Seleção é 4º lugar no Mundial Master de Basquete com reforço de um friburguense

Campeonato deste ano foi realizado na cidade de Mar del Plata, na Argentina
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
por Vinicius Gastin
Bruno participou da campanha que resultou na quarta colocação para a Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)
Bruno participou da campanha que resultou na quarta colocação para a Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)

A participação do friburguense Bruno Baptista no Campeonato Mundial Master de Basquete, o 16º World MaxiBasketball Championship, foi vitoriosa. Além da medalha, o atleta da Seleção Brasileira Máster traz grandes recordações na competição, realizada na categoria 50+. O time Brasil A foi o campeão do torneio e o time do Bruno, o Brasil B, ficou em 4º. A equipe fez a disputa do terceiro lugar com a Sérvia, mas acabou sendo derrotada. Foram 27 países disputando esta categoria e a próxima edição já tem data prevista: será em 2024, na Suíça.

O campeonato deste ano foi realizado na cidade de Mar del Plata, na Argentina. A 16ª edição reuniu atletas com faixa etária acima dos 30 anos. Dentre eles, Bruno, com muita história no basquetebol. O atleta passou por Tijuca Tênis Clube, Vasco da Gama e Nova Friburgo Country Clube, pelo qual conquistou o Torneio Independência do Brasil, em 1989, e o Grand Prix do Interior do Rio de Janeiro, de forma invicta, em 1991.

Baptista também já jogou nos EUA – onde foi bolsista integral na Midland College durante quatro anos -, fez parte da seleção juvenil e joga todos os anos o Campeonato Brasileiro. Atualmente o basquete é um hobby, mas Bruno já atuou como profissional. Apesar de trabalhar no Rio de Janeiro atualmente, está em Nova Friburgo em todos os fins de semana. Há cerca de cinco anos, Bruno Baptista joga o Campeonato Brasileiro Master de Basquete (jogando pelo time do Rio de Janeiro e de Fortaleza).

Estado pode ganhar Programa de Incentivo ao Paradesporto entre jovens

O Programa EspeciAtivo poderá ser criado no Estado do Rio de Janeiro com objetivo de garantir a crianças e adolescentes com deficiência a prática paradesportiva especializada. É o que determina a lei 10.098/23, de autoria da deputada estadual Índia Armelau (PL), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do último dia 13.

As atividades do programa poderão ser desenvolvidas no contraturno das atividades escolares no sentido de fomentar a democratização e a equidade no acesso gratuito e de qualidade a estruturas físicas, treinamentos e equipes profissionais multidisciplinares.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá disponibilizar cursos de capacitação nas modalidades de ensino à distância, remota ou presencial, direcionados aos profissionais de educação física que trabalharem no âmbito do Programa EspeciAtivo. 

Além de convênios com os municípios fluminenses, o programa poderá ser implementado por meio de contrato de execução descentralizada com pessoas jurídicas de direito privado. O valor máximo anual dos contratos deverá ser inferior àquele que autorize a dispensa de licitação. O instrumento contratual poderá ser substituído por ordem de execução de serviço.

As instituições privadas que quiserem participar do programa deverão estar registradas no Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região; observar todos os requisitos de acessibilidade e dispor dos materiais e equipamentos necessários à prática paradesportiva.

“A disponibilização da prática esportiva qualificada e individualizada para pessoas com deficiência constitui uma importante ferramenta para promover maior integração com os direitos relativos à dignidade humana, já definidos no Estatuto da Pessoa com Deficiência”, declarou Armelau.

O programa será custeado com recursos do Fundo Pró Esporte, além de outros fundos existentes no estado.

Foto da galeria
Brasil foi representado por duas equipes: uma campeã e, a de Bruno, entre as quatro melhores
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: