Seja bem-vindo, verão!

Estação mais quente do ano começa oficialmente nos primeiro minutos de amanhã e vai até 20 de março de 2024, às 00h06
quinta-feira, 21 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O solstício de verão acontece nesta sexta-feira, 22, às 00h27 - horário de Brasília - no Hemisfério Sul. É o momento, com dia, hora, minuto e segundo muito bem calculados pelos astrônomos e está relacionado exclusivamente com o movimento da Terra ao redor do Sol. Ele marca a chegada oficial do verão, a estação mais quente do ano, oficialmente, embora a primavera deste ano tenha sido marcada por recentes ondas de calor que fizeram os termômetros dispararem em Nova Friburgo com a marca de 35 graus, um recorde para a Região Serrana.  

Quem mora nos estados do Sudeste do Brasil já pode perceber, inclusive, que o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias estão mais longos. São mais horas de sol para esquentar o ar, para a manter as temperaturas elevadas.

O verão é época de calor em todo o Brasil, de dias quentes e muitas vezes abafados, com pancadas de chuva frequentes pelo menos à tarde e à noite. A nova estação se estende até o dia 20 de março de 2024, às 00h06, horário de Brasília.

Verão com El Niño

De acordo com o climatempo, o verão 2023/2024 deverá ser marcado por temperaturas acima da média, pois o fenômeno El Niño, que já influenciou o clima no Brasil durante toda a primavera, vai continuar tendo forte atuação nos meses de verão, alterando a distribuição da chuva também sobre a Região Sudeste. 

Região Sudeste

  • Verão mais quente e abafado do que os dois últimos;

  • Janeiro e fevereiro terão pancadas de chuva bastante frequentes em razão do calor e da alta umidade. Normalmente, ocorrem entre as tardes e noites;

  • Sul do estado do Rio com chuvas entre a média e um pouco acima em janeiro;

  • Fevereiro mais úmido em todas as áreas, e março com chuvas um pouco abaixo da média;

  • Menos corredores de umidade devem se formar neste verão em comparação com os anteriores. Eles podem se formar a qualquer tempo, mas é provável entre o fim de janeiro e início de março, com posicionamento sobre o estado do Rio, com risco aumentado de problemas por excesso de chuva neste período;

  • Ondas de calor são possíveis, principalmente no estado do Rio entre janeiro e fevereiro.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: