Segurança nas escolas: diretores se reúnem com comando do 11ºBPM

Reforço do patrulhamento escolar foi um dos temas discutidos
quinta-feira, 27 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta semana um encontro de diretores de escolas e o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar para dialogar sobre a segurança nas escolas de Nova Friburgo, tema que ganhou evidência com os episódios recentes de violência em escolas no Brasil, inclusive com o massacre de estudantes. O encontro aconteceu no auditório do Complexo Educacional Nossa Senhora das Graças, no bairro Olaria. 

Na ocasião, o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Holanda, falou sobre o cenário da segurança pública em Nova Friburgo e destacou o fato do município alcançar redução de índices de criminalidade por quatro semestres seguidos, tornando-se a segunda cidade mais segura do estado, segundo ranking do Instituto de Segurança Pública. O comandante ainda alertou sobre a propagação de informações sem confirmação e o hiperdimensionamento 

“Nova Friburgo é uma cidade segura, com povo pacato, e temos tudo para continuar assim. Com relação à segurança nas escolas, estamos fazendo um acompanhamento nas redes sociais, junto com a Polícia Civil e o Serviço Reservado (P2), do batalhão, além da Patrulha Escolar. E nosso objetivo principal de estar aqui é para tranquilizar a todos”, frisou o comandante Holanda, que participou do encontro com a equipe especializada da Pamesp (Patrulha Escolar); Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência); o subcomandante operacional do 11ºBPM, major Fernandes e o tenente Rodrigo, responsável pela comunicação do batalhão.

Já a secretária municipal de Educação, Caroline Klein, ressaltou que a Guarda Civil Municipal também reforçou a ronda nas escolas municipais, orientou sobre a manutenção dos protocolos de segurança e anunciou a aquisição de porteiros eletrônicos que devem ser entregues a partir do próximo mês e vão reforçar a segurança de todas as escolas municipais. Além disso, a secretária informou que aguarda orientação do Governo Federal para aquisição de câmeras de monitoramento via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e que está fazendo um levantamento de infraestrutura para identificar pontos a serem melhorados nas escolas. 

Ao final da reunião, os diretores fizeram perguntas e sugestões diretamente ao comando da PM, que sugeriu a criação de células de comunicação entre as escolas para uma rede de proteção mais integrada e atualizou os contatos telefônicos das direções para uma comunicação mais ágil entre as escolas e a PM.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: