Santo Antônio: um dia de fé e devoção ao protetor dos pobres

Na festa do santo popularmente conhecido como o casamenteiro teve missas, bazar e a tradicional distribuição dos pãezinhos que garantem a fartura
quarta-feira, 14 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Nesta terça-feira, houve muitas demonstrações de fé na capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, onde foram celebradas pelo menos seis missas em louvor ao santo festejado pela Igreja Católica em 13 de junho. As celebrações atraíram um grande número de devotos do santo que é popularmente conhecido como o casamenteiro, por ter auxiliado, segundo a história, várias noivas a prepararem os enxovais de casamento. Até hoje, mantém-se a tradição de fazer promessas a Santo Antônio para conseguir atrair a pessoa amada. 

Mas Santo Antônio, é também conhecido como o protetor dos pobres e dos doentes. Português, de Lisboa, ele nasceu em 15 de agosto de 1195 e foi batizado como Fernando Antônio de Bulhões. Aos 19 anos, ingressou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Em 13 de junho de 1230, com 36 anos, morreu em Pádua, na Itália, motivo pelo qual passou a ser conhecido como Santo Antônio de Pádua. 

Santo Antônio também tinha o costume de oferecer os pãezinhos do convento onde vivia aos pobres famintos que o procuravam com o intuito de saciar a fome. Diz a tradição, que Antônio abençoava o alimento antes de  distribuí-lo aos pobres e doentes que afirmavam obter a cura ao comê-los. Até os dias atuais, essa tradição de distribuir os pãezinhos bentos no dia do padroeiro, se mantém. Os devotos levam os pães para casa e os armazenam junto às vasilhas de alimentos, geralmente cereais, como feijão e arroz, e garantem que, com esse gesto, nunca falta alimento para suas famílias. Esse costume se repetiu nesta terça-feira, na festividade do santo. 

Além das missas na capelinha, símbolo postal friburguense, teve bazar, ações solidárias e a tradicional festa com barraquinhas de salgados, doces e refrigerantes, com a organização do padre Antônio Leão Ferreira. A festa foi encerrada com procissão luminosa, à noite, pelo entorno da capela.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: