Samu continua indefinido em Nova Friburgo

Mais de dois meses depois de receber três ambulâncias do Governo do Estado, prefeitura ainda não sabe informar quando o serviço vai começar
terça-feira, 09 de maio de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

No último dia 1º de março, a Prefeitura de Nova Friburgo recebeu do Governo do Estado do Rio de Janeiro três ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o município. O repasse faz parte do projeto Samu 100% RJ. Passados mais de dois meses da entrega dos veículos feita pelo vice-governador, Thiago Pampolha, e o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, a prefeitura ainda não sabe informar em que fase está o processo para implantação do serviço no município. 

O projeto Samu 100% RJ

O projeto “Samu 100% RJ”, do Governo do Estado do Rio de Janeiro,   está disponibilizando 249 veículos a todos os 92 municípios, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço por um ano aos municípios que estão implantando o atendimento. Na semana passada mais ambulâncias foram entregues à prefeituras do médio paraíba. Desde janeiro, em todo o Estado, já foram destinadas ao todo 228 ambulâncias para 79 municípios.

“O Governo do Estado vai custear o valor e queremos ver as ambulâncias circulando, indo até a casa das pessoas e salvando vidas”, ressaltou o secretário estadual de Saúde (SES-RJ), Doutor Luizinho.

De acordo com o governo estadual, o custeio do Samu é tripartite, mas desde o ano passado a SES dobrou o valor pago, cobrindo a parcela do estado e também a dos municípios. 

Este ano, para possibilitar a implantação do Samu onde ainda não há o serviço, a SES vai pagar 100% do custeio por um ano, até que os municípios consigam a habilitação e financiamento do Ministério da Saúde. O Governo do Estado informou ainda que a SES investiu R$ 87,4 milhões na renovação e ampliação da frota do Samu em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Nova Friburgo sem Samu 

Mesmo com a doação das ambulâncias e o custeio do serviço durante um ano pelo Governo do Estado, a prefeitura não soube informar quando o Samu será implantado, de fato, em Nova Friburgo. No dia 17 de março, A VOZ DA SERRA flagrou as três ambulâncias zero quilômetro paradas no estacionamento do Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, ao relento. Na ocasião, a prefeitura informou, em nota, que “estava aguardando a documentação dos veículos. Três dias antes, no entanto, a prefeitura havia recebido do Governo do Estado uma notificação para agendar a vistoria das ambulâncias no Detran. Informou também que seria necessário aguardar o trâmite necessário em relação a documentação”, informou a nota.

Também informou à época que estaria providenciando os trâmites necessários para que a habilitação do serviço do  Samu no município fosse concretizada. 

Na ocasião, o jornal também questionou a prefeitura sobre a identificação do Samu com placas instaladas há anos na calçada da Rua General Osório e nas dependências de um prédio anexo ao Hospital Raul Sertã, já que o serviço não existe no município. A prefeitura informou que “o que funciona no prédio anexo ao hospital é a central de ambulâncias. O Samu, está em desenvolvimento para que a habilitação seja concretizada”, disse à época. 

A prefeitura afirmou ainda que a central de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, recebe chamados com solicitações de atendimento pelo telefone 192, atendendo emergências e também faz remoções, funcionando 24 horas. O setor também é responsável pelo transporte hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura informou ainda que, neste setor, atuam 46 funcionários, entre técnicos de enfermagem e motoristas, em sua maioria. 

Sobre o Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo telefone 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências, situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: