Route MTB Fribourg fecha celebrações pelo Agosto Suíço neste domingo

Evento é disputado em percurso por estradas rurais, e terá duração máxima de quatro horas e meia
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
por Vinicius Gastin
Prova é realizada com um percurso especial, remontando parte da história (Fotos: Divulgação)
Prova é realizada com um percurso especial, remontando parte da história (Fotos: Divulgação)

As comemorações pelo Agosto Suíço sempre contemplam uma parte esportiva. E como já se tornou tradição nos últimos anos, um desses eventos é o Route MTB Fribourg, que vai acontecer neste domingo, 27, fechando também o calendário oficial com as principais competições de ciclismo de Nova Friburgo – o Montanha Cup e o GP das Montanhas já foram promovidos. O objetivo da prova é relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo no município, com a largada acontecendo em frente à Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista, às 9h30.

As categorias para a edição deste ano contemplam apenas duplas: masculina open (a partir de 14 anos); feminina open (a partir de 14 anos); mista (a partir de 14 anos); masculina (nenhum atleta com menos de 40 anos); masculina (nenhum atleta com menos de 50 anos) e Turismo (qualquer formação e idade a partir de 14 anos.

Esta última, inclusive, tem o objetivo de proporcionar aos bikers a possibilidade de passear no percurso da corrida, desfrutando da mesma estrutura, mas sem a pressão de competir. O percurso, entre os municípios de Nova Friburgo e Sumidouro, é menor e, por não se tratar de competição, não há pódio, mas todos recebem medalhas de finisher. Todos os inscritos na edição da Route MTB Nova Friburgo terão direito a um kit onde constará o numeral para a bike, camisa do evento, colete do competidor (de uso obrigatório) e brindes a serem retirados no dia da prova, de 7h30 às 9h, no local da largada.

O evento é disputado em percurso por estradas rurais, e terá duração máxima de quatro horas e meia. Caberá a organização determinar o tempo limite e atribuir cortes ao longo do percurso para fazer cumprir o horário de corte, a qualquer momento que julgar necessário, e impedir que o atleta prossiga na prova. O ciclista deverá realizar o percurso completo da prova, passando por todos os pontos de controles (PCs). Caso não o faça ou deixe de passar por algum PC, será desclassificado.

O tempo final da equipe é determinado no momento em que o segundo componente da dupla cruzar a linha de chegada. Será permitido utilizar apenas uma bicicleta para percorrer o trajeto, independente do tipo ou modelo. O atleta pode prosseguir pelo percurso a pé, desde que a bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada) pelo próprio atleta e ou seu parceiro (a). O uso do capacete de ciclismo afivelado é obrigatório.

Ao longo do término da prova, tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais com os oito primeiros colocados de cada categoria, os mesmos serão anunciados e afixados para avaliação dos atletas interessados. A partir daí, fica aberto o prazo de 15 minutos para recursos contra o resultado. Todos que completarem a prova ganham medalhas. As cinco primeiras duplas colocadas de cada uma das categorias são premiadas com troféus.

O Route MTB se inspira nos colonizadores suíços, se tornando espelho para incentivar o uso das bicicletas. No país europeu, em regiões como Genebra, por exemplo, o número de ciclistas aumenta, em média, 70% a cada cinco anos. 

 

  • Em 2022 a prova reuniu dezenas de ciclistas para a largada na Queijaria Escola

    Em 2022 a prova reuniu dezenas de ciclistas para a largada na Queijaria Escola

  • Além do belo cenário, há também alguns obstáculos para serem superados

    Além do belo cenário, há também alguns obstáculos para serem superados

  • Mais um friburguense promete brilhar no mundo das artes marciais.  O jovem Matheus Moura, de 20 anos, vai representar Nova Friburgo no Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, na categoria de 66 quilos. O adversário será o atleta conhecido como The Rock, de São Paulo. O garoto descobriu o talento para o esporte através do projeto social

    Mais um friburguense promete brilhar no mundo das artes marciais. O jovem Matheus Moura, de 20 anos, vai representar Nova Friburgo no Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, na categoria de 66 quilos. O adversário será o atleta conhecido como The Rock, de São Paulo. O garoto descobriu o talento para o esporte através do projeto social "Jiu Jitsu para Todos”, com apenas 11 anos. Desde então, passou a se dedicar e já coleciona títulos em diversas artes marciais (Jiu Jitsu, Boxe e Kick Boxing). Matheus se consagrou campeão europeu de MMA Profissional em Portugal, na Fusion Fight League, e conquistou também o Maximun Fight 3, que ocorreu em Porto Real, no sul fluminense. O evento, em São Paulo, começa às 19h, e terá transmissão de canais de TV fechada, à exemplo do Sportv 2

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: