ROSA SAITO: Não é envelhecendo, é aprendendo

Ela quebrou estereótipos de idade e beleza, conquistou a indústria da moda como modelo aos 68 anos, e faz sucesso desde então.
sexta-feira, 01 de setembro de 2023
por Ana Borges
Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)
Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)
É comum as pessoas da dita 3ª idade acreditarem que nessa fase da vida não há mais ‘tempo’ para a realização dos sonhos. Setsuko Saito, que adotou o nome Rosa Saito em vista da pronúncia complicada de seu nome de origem japonesa, é exemplo de que quando há determinação é possível realizar tudo o que desejamos, independente da idade. 

Certamente o tempo passa, mas o que é o tempo, meu Deus? Se eu desse uma idade à minha alma, eu daria 22!
Aos 68 anos, dona de casa, viúva, mãe de três filhos e artesã de plantas, assumiu uma profissão que nunca havia imaginado exercer: modelo. Hoje estrela campanhas de grandes marcas.

A história de Rosa Saito é uma verdadeira lufada de ar fresco nesses tempos de etarismo. Sem nenhuma pretensão, ela desafiou as noções predispostas em torno da beleza e do envelhecimento.

Nascida em Araçatuba (SP), sua infância foi plena de arte e cultura, vocacionada que era para o canto, desenho, escrita, o que a levava a acreditar que estava destinada a conectar sua vida com esse universo, de alguma forma. 

“Sempre soube que iria atrás de algo relacionado à criação, que me desse a chance de inventar. Tudo o que faço direciono para esse lado”, revela.

Diante dos percalços da vida, seu amor pelas plantas e pela jardinagem a ajudou a manter o equilíbrio emocional através da meditação diária. “É importante buscar o autoconhecimeno e se encontrar. E meu momento de paz é com as plantas. Vou ao meu jardim e converso com elas”.

Espírito aventureiro

Por três vezes, Rosa foi abordada por profissionais de agências e fotógrafos, em ocasiões diferentes, enquanto andava pela Avenida Paulista. Diziam que ela tinha o perfil para ser modelo. Mas, segundo ela, a ideia nunca passou sua cabeça. 

“Mas na terceira abordagem, comecei a pensar se realmente levaria jeito e fui amadurecendo a ideia, quem sabe, poderia ser uma oportunidade. Quando era jovem já tinha pensado em ser atriz, então, uma luz se acendeu dentro de mim, de que eu poderia representar por meio da atuação como modelo. Assim, com a cara e a coragem, fiz um curso de teatro para melhorar a minha desenvoltura e fui me preparando ao longo de um ano para entrar nesse mercado. Pensei: Seja o que Deus quiser. Se eu não tentar, nunca saberei”.

No seu aniversário, presenteou-se com um book para participar dos castings. Diz que teve sorte, que a sua booker a acolheu e a incentivou. “Fui com a mente aberta: se desse certo, ótimo, se não desse, seria experiência de vida. Então comecei a participar de castings (testes para os comerciais) sem me preocupar”, conta.

O primeiro trabalho, concretizado após um ano de castings, foi com a Natura. A modelo diz também que trabalhar com os jovens é um dos fatores que mais a encanta na profissão. “Gosto da rotina com os jovens e essa interação me faz aprender com eles. E não sei se é a gente que faz o ambiente ou o ambiente que faz a gente, mas eu sempre levo tudo com leveza e como aprendizado”.

Idade da alma

Com 1,68 de altura e naturalmente magra, Rosa foi criada de forma natural e nunca tomou uma aspirina quando criança. “Era tudo à base de chá, e na minha essência eu sou assim, meio contra tudo que é química. Então, me cuidava com babosa, óleo de coco, azeite”, contou, destacando a importância de estar em harmonia consigo mesmo. 

“A beleza em si está em cuidar do pensamento, da mente, da espiritualidade. A pessoa pode se tornar linda, cativante, gentil, e isso é muito mais que a beleza esticada e perfeita. Na minha opinião, é o conteúdo que conta”, frisou, acrescentando que não considera adequada a palavra ‘envelhecimento’. 

“Eu diria aprendendo. Continuo aprendendo e sinto que quanto mais aprendo, menos sei, mais tenho para aprender. Certamente o tempo passa, mas o que é o tempo, meu Deus? Se eu desse uma idade à minha alma, eu daria 22!”, comenta, sorrindo.

Para ela, os padrões da indústria da beleza são opressivos, mas acredita que há esperança. “Sinto que aos poucos estamos mudando. As pessoas estão vivendo mais, cuidando mais de si mesmas e as empresas realmente precisam se abrir mais nesse sentido e visualizar esses potenciais clientes. Somos todos seres únicos, é fundamental que cada um se identifique na sua aparência e se sinta bem”, sugeriu.

Rosa revela que nunca foi de frequentar salões de beleza. “Sempre fui vaidosa, mas mantive os meus cuidados com o que eu tinha em casa, ao meu alcance, ainda mais por ser artesã de plantas: babosa, azeite, óleo de coco, tudo natural. Além disso, mantenho uma alimentação saudável, porque o autocuidado começa pela nossa saúde, que refletirá na beleza da pele e dos cabelos”. 

Hoje ela é agenciada pela Mega Model Brasil e já estrelou campanhas de marcas renomadas como Carmen Steffens, Beyong, ROM.Concept, Dzarm, iFood, Authentic Feet, C6 Bank, entre outras. Instagram: @rosa.saito.

(Fontes: //www.boredpanda.com/; //longevivermelhor.com.br/)

 

  • Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)

    Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)

  • Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)

    Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)

  • Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)

    Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)

  • Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)

    Rosa Saito (Foto: Redes Sociais)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: