Recenseamento do Rioprevidência: começa prazo para nascidos em abril

Pensionistas que não comparecerem poderão ter o benefício suspenso. Procedimento pode ser feito em Nova Friburgo
segunda-feira, 01 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A partir desta segunda-feira, 1° de abril, os pensionistas do Governo do Estado do Rio de Janeiro que fazem aniversário em abril já poderão agendar o recenseamento obrigatório exigido pelo Rioprevidência, autarquia responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões. O procedimento deve ser realizado em uma das 18 agências do órgão espalhadas pelo estado. Em Nova Friburgo, a unidade do Rioprevidência funciona no primeiro piso do Friburgo Shopping, na Praça Getúlio Vargas, 139. A marcação é feita pelo site ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (chamadas de fixo ou celular).

Definido o agendamento, o pensionista deve comparecer na agência no dia e horário definidos, com os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e título eleitoral, e realizar o procedimento. O Rioprevidência alerta que a não realização do recenseamento poderá acarretar a suspensão do benefício até que o pensionista regularize a situação.

Na fase atual, os pensionistas militares só estão obrigados a fazer o recenseamento, caso estejam associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles segurados cujo instituidores da pensão faleceram até 31 de dezembro de 2021.

Segurança dos benefícios previdenciários

Mais do que atualização cadastral, a realização do recenseamento é uma determinação da lei federal 10.887/04, cuja finalidade é promover auditoria periódica da folha de pagamentos, identificar possíveis fraudes, permitindo efetiva avaliação atuarial, garantindo, com isto, segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários.

Para mais informações, como regras para casos de pensionistas acamados ou impossibilitados de locomoção, e de residentes fora do Rio e no exterior, acesse o site

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: