Raio X: um olhar sobre Nova Friburgo

Brinquedos quebrados, canteiro abandonado e árvores prejudicadas. Redação de A VOZ DA SERRA vem recebendo reiteradas queixas de leitores
sexta-feira, 04 de agosto de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Parquinhos 

Depois da matéria de A Voz da Serra, sobre as condições precárias e perigosas para as crianças do parquinho da Praça do Suspiro, publicada na edição de 28 de julho, recebemos a denúncia de um leitor sobre o parquinho da Praça Lafayete Bravo, a central do distrito de Conselheiro Paulino.

Nossa equipe esteve no local e encontrou dois escorregadores quebrados e oferecendo riscos para as crianças que frequentam o espaço. Um deles  está sem a grade lateral de segurança e a base dessa grade que caiu está com pontas enferrujadas, além da ferrugem no final do escorregador também. Tais condições expõem as crianças ao risco de cair de uma altura de cerca de dois metros, pois não tem a segurança lateral, e ainda podem se ferir com as pontas enferrujadas.

No outro escorregador está faltando tábua no alto, o que também pode levar as crianças a cairem e/ou enfiarem as perninhas no buraco, correndo o risco de fraturas.

Sobre as intervenções necessárias nos brinquedos da Praça Lafayete Bravo, a Prefeitura  informou que vai promover o reparo emergencial do referido parquinho, de modo a mitigar qualquer tipo de risco às crianças que ali brincam. A nota informou também que já existe um projeto em fase de elaboração que prevê a reforma e instalação de novos brinquedos em vários parquinhos da cidade, o que também irá contemplar o da Praça do Suspiro.

Jardins

Moradores do bairro Cascatinha convivem há meses com o descaso do poder público em relação a um canteiro central localizado num trecho da Rua Carlos da Silveira Carneiro — área nobre cujo IPTU é um dos mais caros da cidade —, que dá acesso ao conhecido Caledônia Montanha Clube. A via é estritamente residencial, e por ela circulam dezenas de veículos e pedestres. 

A redação do jornal vem recebendo reiteradas queixas de leitores relatando o abandono do pequeno jardim e que a prefeitura não atende aos seus apelos. Segundo eles, o mato vem tomando conta do local, propiciando a infestação de insetos e pequenos roedores. 

Fica aqui registrado o pedido dos moradores para as devidas providências da Prefeitura, “pelo menos da retirada de lixo”.

Árvores

Ipês rosa da Praça Dermeval Barbosa Moreira pedem socorro. Duas árvores de ipê rosa próximas uma da outra, na praça Dermeval Barbosa Moreira chamam a atenção de quem passa pelo local: uma está florida, linda, a outra coberta por uma vegetação seca, com flores apenas no topo, onde a vegetação não chegou. Mas, na árvore florida, também é possível ver que tem essa mesma vegetação seca, mas em quantidade menor que a outra.

(Foto: Leitor - enviada em julho/2023)

Friburguenses observaram  - e reclamaram - sobre o estado do ipê-rosa na Praça. A prefeitura, responsável pelas árvores, informou que recebeu, no dia 23 de junho, uma solicitação da Câmara Municipal para a realização das inspeções nos pés de ipê rosa da referida praça. Em nota, o governo municipal informou que “as árvores foram avaliadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, onde foi verificada a presença de espécies epífitas em seu tronco. Estas não são pragas ou plantas parasitárias, no entanto, podem prejudicar a árvore quando em excesso e a manutenção de limpeza das árvores encontra-se no planejamento das atividades desempenhadas pela Secretaria de Serviço Público.”

De acordo com a prefeitura, as árvores não estão doentes. A nota informou ainda que, “caso seja verificada a necessidade de reduzir a ocorrência das plantas epífitas, pode ser realizada uma coleta manual das mesmas ou eventual poda de galhos infestados.” Mas ainda sem previsão de data para o serviço ser feito.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: