Programação de Natal mantém viva a tradicional Folia de Reis

Nova apresentação será realizada no próximo domingo, das 10h às 14h, na Praça Dermeval Barbosa
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Folia de Reis no último domingo (Foto: AVS)
A Folia de Reis no último domingo (Foto: AVS)

A programação do projeto “Um Encanto de Natal” está recheada de boas atrações. Uma delas é a tradicional Folia de Reis, que teve sua primeira apresentação realizada no último domingo, 12, na Praça Dermeval Barbosa Moreira precedida pela passagem da folia pelas alamedas da Praça Getúlio Vargas. Para quem perdeu o brilho e a animação - ou deseja assistir novamente, uma nova apresentação será realizada no próximo domingo, 19, das 10h às 14h, no mesmo local.  

A Folia de Reis é a festa que celebra a tradição dos três reis Magos: Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar. que visitaram Jesus Cristo dias depois do seu nascimento, segundo a tradição católica. Esse festejo acontece todo dia 6 de janeiro, vindo depois do cortejo dos reiseiros, que ficam em festa do dia 24 de dezembro ao dia 5 de janeiro, representando o tempo de andança dos reis.

A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quanto em Portugal a festa faz parte da cultura. A história da Bíblia conta que quando Jesus nasceu os três reis foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado. 

Em Nova Friburgo, a tradição possui características próprias. Cada grupo de folia possui uma bandeira dedicada ao santo de devoção, formada pelo mestre de folia, o contramestre, os músicos, cantadores e palhaços. Todos são integrantes da Associação de Grupos de Folias de Reis. As folias levam às ruas a representação da caminhada dos três reis magos até o local onde o menino Jesus nasceu. Alertados por uma estrela, os reis se dirigiram para encontrar a sagrada família de Jesus, em Jerusalém.

A Associação das Folias de Reis, com pelo menos 20 anos de fundação e sem fins lucrativos, tem como objetivo manter viva a tradição cultural e religiosa. Mesmo com a diminuição no número de adeptos do folclore, vale destacar que Nova Friburgo tem uma das maiores representações de folias de reis do estado e os grupos locais — sediados em diversas localidades como Olaria, Conselheiro Paulino, Alto do Floresta, Varginha e Jardinlândia — são sempre convidados para encontros e jornadas em outras cidades.

 

LEIA MAIS

De acordo com Braulio Rezende, enfeites, luzes e eventos culturais nas ruas ajudaram no bom desempenho do setor

As regras válidas para lojas físicas são diferentes do comércio online

Pessoas em situação de rua assistidas pelo município ganharam de presente panetone e apresentação de coral

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Natal