Primavera se despede com nova onda de calor

Período com elevação das temperaturas será menor que os anteriores, em setembro e novembro
quinta-feira, 14 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

De acordo com o Climatempo, uma nova onda de calor deve atuar sobre o Brasil a partir desta quinta-feira, 14, elevando as temperaturas em plena reta final da primavera que termina no próximo dia 22, às 0h27. A estação das flores se despede com um período de calor intenso, onde as temperaturas voltam a ficar de 3 a 5 graus mais quente que o padrão para a época em boa parte do Brasil. 

Como se caracteriza uma onda de calor

A onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época - em torno de 5 graus ou mais acima da média, em uma área ampla. Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. 

Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. Esse fenômeno deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais.

Duração menor desta vez

Segundo ainda o Climatempo, grande parte do Brasil terá um novo período de calor intenso, mas será uma onda de calor com uma duração menor que as anteriores dos meses de setembro e novembro. Porém, ainda sentiremos os efeitos da insolação, a população estará exposta há dias mais longos, e a umidade do ar estará um pouco mais alta - o que trará maior sensação de incômodo durante alguns períodos.

Temperaturas devem disparar no fim de semana

Neste fim de semana o calor deve aumentar. Os termômetros podem variar de 37 a 39 graus no Rio de Janeiro. Algumas áreas do estado terão bastante calor, mas de forma pontual. A expectativa é que somente a partir da próxima quarta-feira, 20, o calorão diminua um pouco.

Previsão para Nova Friburgo

(Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia)

  • Quinta-feira, 14: temperatura mínima de 13 graus e máxima de 27. Muitas nuvens. 

  • Sexta-feira, 15: mínima de 16 e máxima de 29 graus. Poucas nuvens.

  • Sábado, 16: mínima de 15 e máxima de 28. Poucas nuvens.

  • Domingo, 17: mínima de 15 e máxima de 28. Muitas nuvens.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: