Prefeitura participa de sessão especial sobre a Saúde na Câmara de Friburgo

Foram apresentados todos os trâmites que envolvem os processos administrativos e as realizações da secretaria este ano
sexta-feira, 05 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A sessão da Câmara teve bom público (Divulgação PMNF)
A sessão da Câmara teve bom público (Divulgação PMNF)

Na noite da última quinta-feira, 4, o secretário de Governo, Marcinho Alves, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, a procuradora-geral do Município, Ana Paula Bitó, o secretário de Infraestrutura e Logística, Gabriel Wenderroschy, e a controladora Kelle Barros estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo para exercer o direito de resposta concedido à prefeitura, após uma série de denúncias apontadas por ex-médicos do Hospital Municipal Raul Sertã no mês passado. Os gestores aproveitaram ainda para tratar de outros assuntos pertinentes à Saúde municipal.

De acordo com informações passadas pela prefeitura, a secretária Nicole abriu a sessão explicando como são feitos os processos de aquisição de medicamentos e insumos, além de justificar o tempo em que cada processo leva até ser finalizado. Nicole também apresentou as realizações da pasta, como a abertura do Centro de Triagem em Olaria e o avanço da vacinação contra a Covid-19, que permite ao município ter, neste momento, a menor taxa de internação nos leitos de enfermaria e UTI desde o início da pandemia. 

A secretária também destacou a entrega de uma ambulância ao distrito de Lumiar, atendendo a um pedido antigo da população local; a reforma do Posto de Saúde de São Geraldo; a reforma dos leitos de enfermaria e do 192; a reativação dos leitos de psiquiatria e a inauguração dos leitos de CTI e do setor de Coronária do Raul Sertã e da sala de cirurgia do Hospital Maternidade, além da inauguração do subposto de Boa Esperança.

Em seguida, Marcinho Alves externou o trabalho intenso da Secretaria de Saúde para não deixar o município desabastecido de medicamentos. Ele também destacou o processo seletivo de médicos, das obras de reforma e a entrega do setor da lavanderia do Raul Sertã, que estava parada há quase quatro anos, e da estruturação da parte elétrica com o gerador do hospital. O secretário  também falou sobre o setor de Urologia da unidade: o município adquiriu equipamentos necessários para realizações de procedimentos cirúrgicos específicos, além do diálogo com o corpo médico para acompanhar esse processo e dar o aval para a compra dos equipamentos. Marcinho também falou sobre a possibilidade da realização de um possível Dia D ainda este mês para zerar as filas de espera no setor de urologia.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Gabriel Wenderroschy, explicou que, com sua chegada à secretaria no final do mês de outubro, encontrou cerca de 50 processos relativos à Saúde parados, alguns deles desde 2017, e que eles perderiam a validade no dia 31 de dezembro deste ano, bem como todos os recursos provenientes. Rapidamente, segundo Gabriel, todos esses processos receberam a devida atenção, garantindo que nenhum recurso fruto de emendas parlamentares será perdido. O secretário disse que tem dado celeridade aos processos de licitação e citou como exemplo o processo de urologia, parado desde 2017, e que somente em 2021 foi concluído. Gabriel disse ainda que o município vai implementar em breve um banco de preços para cotação de produtos, o que agilizará em quase 80% essa fase dos processos licitatórios.

A controladora Kelle Barros destacou o empenho do município para informatizar todo o setor e dar agilidade aos processos de licitação. Completando a fala da controladora, a procuradora Ana Paula Bitó informou aos parlamentares que o processo de informatização, que já está sendo colocado em prática, será de suma importância e vital para as pretensões do município avançar na análise dos processos em andamento. Segundo Ana Paula, somente este ano já foram analisados 9.210 processos em toda a prefeitura, sem contar com os processos judiciais, de execução fiscal e dívida ativa. 

Por fim, cada vereador teve a chance de fazer perguntas aos representantes do município, bem como colocações que julgaram pertinentes. Ao todo, a sessão teve duração de mais de quatro horas e está disponível na íntegra no canal do Youtube do Legislativo friburguense.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo