Parceria vai aproximar escolas e forças de segurança

Policiais do programa Papo de Responsa vão orientar jovens sobre prevenção a violência, drogas e bullying
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Na cerimônia que efetivou a parceria, o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, destacou os benefícios da maior proximidade das forças estaduais com as comunidades fluminenses (Foto: Governo do Estado RJ)
Na cerimônia que efetivou a parceria, o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, destacou os benefícios da maior proximidade das forças estaduais com as comunidades fluminenses (Foto: Governo do Estado RJ)

As secretarias estaduais de Polícia Civil e de Educação (Seeduc) firmaram, nesta semana, um convênio para aproximar as forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro e os alunos da rede pública de ensino. Por meio do Programa Papo de Responsa, policiais civis irão às escolas estaduais do Grande Rio e interior para conversar sobre violência, os riscos do uso de drogas, bullying e cyberbullying, entre outros assuntos. O acordo foi assinado durante uma cerimônia na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), no Rio de Janeiro. 

“Essa parceria é muito importante, pois amplia a proximidade da Polícia Civil com as comunidades que mais necessitam de sua presença. Por meio dessas conversas nas escolas, estamos levando segurança pública para a população de cada localidade, que é algo muito importante para afastar as crianças e adolescentes da criminalidade, mostrando que existem outros exemplos, outros caminhos a serem seguidos”, disse o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim.

Esse acordo é ainda um importante legado e uma das ações do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar que vai garantir mais segurança e paz no ambiente escolar. "A escola é o maior grupo de convivência de uma sociedade e onde passamos mais tempo juntos. E para nós, professores, ter a polícia dentro da escola falando de prevenção e educação já é uma grande vitória. E que com esse convênio a gente consiga levar o programa não só para essas 100 unidades, mas para toda a rede estadual", afirmou a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.

Inicialmente, o programa contemplará 112 escolas da rede estadual, espalhadas por todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. E o trabalho já teve início, com uma reunião envolvendo os integrantes do Papo de Responsa e representantes das instituições de ensino, ocorrida logo após a solenidade.

O Papo de Responsa

O Programa Papo de Responsa existe há 20 anos. Em 2023, as ações alcançaram mais de 31 mil pessoas, sendo 27 mil alunos de 98 escolas públicas e 76 privadas. Ao todo, foram mais de mil horas de "papo" em 33 municípios fluminenses. Os agentes percorreram cerca de 123 mil quilômetros para encontrar todos esses alunos.

Os temas abordados nos encontros são sempre selecionados a partir das características e necessidades do corpo discente de cada escola. Um dos diferenciais dessa parceria é que as escolas escolhidas para os próximos encontros estão nas áreas do estado em que o índice de desenvolvimento humano (IDH) é mais baixo e as taxas de criminalidade, mais elevadas. O objetivo é aumentar o contato com os policiais e discutir temas relevantes para buscar, assim, mudar efetivamente a realidade desses adolescentes.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: