“Panchito Gonzalez” aborda o racismo estrutural no palco do Sesc

Espetáculo terá única apresentação neste sábado, às 20h, Entrada é gratuita para menores de 16 anos
sexta-feira, 03 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O espetáculo teatral “Panchito Gonzalez” será atração neste sábado, 4, no Sesc Nova Friburgo. A peça, que será apresentada às 20h, conta as mazelas de um Brasil dominado pelas desigualdades frente ao mundo contemporâneo, evidenciando a luta dos negros e periféricos pelos espaços e os malefícios causados pelo racismo estrutural na sociedade. A entrada é gratuita para menores de 16 anos. 

A montagem mostra uma história bastante comum nos dias de hoje, narrando a história de um pai de família que sonhava em se tornar um engenheiro, porém, ao estar desempregado, busca no subemprego meios para se sustentar. E, ao receber uma oportunidade de se tornar laranja de uma empresa transoceânica e ter melhores condições de vida, Panchito passa a reproduzir posturas que colocam em xeque a vida de milhares de pessoas. 

Com direção de Wellington Fagner, a peça é encenada pelos atores Júnior Melo, Letícia Ambrósio, Levi Duarte e Victor Couto. A montagem iniciou em parceria com a Escola Livre Fama e o Instituto Augusto Boal, originando a cena curta “Panchito Gonzalez”, uma adaptação do texto “Histórias para serem contadas” do dramaturgo argentino Osvaldo Dragun, com tradução de Cecília Boal. 

“Panchito é um trabalho muito desafiador, principalmente por sua linguagem e precisão, que não é única, porém diferente. A luz do espetáculo junto com toda sonoridade e os movimentos, fazem da encenação um grande jogo de teatro, que pauta questões extremamente sérias de forma cômica e épica”, conclui Fagner.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: