Onça-parda, gato-do-mato e gato-maracajá são flagrados no Parque Estadual dos Três Picos

Armadilhas fotográficas registraram a presença desses animais na unidade de conservação, em Nova Friburgo
quinta-feira, 15 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Frame: Divulgação)
(Frame: Divulgação)

Na última semana, uma onça parda (Puma concolor), um gato-do-mato (Leopardus tigrinus) e um gato-maracajá (Leopardus wiedii)  foram  flagrados por uma armadilha fotográfica quando passavam por uma das trilhas da região da Caledônia do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Fruto de uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Projeto Aventura Animal, o monitoramento da fauna, por meio de câmeras fotográficas camufladas ativadas à distância, tem por objetivo acompanhar, identificar e estudar o comportamento de espécies de animais que habitam essa unidade de conservação.

“A presença da onça-parda, animal  que está no topo da cadeia alimentar,  mostra que o ambiente do parque encontra-se saudável e em perfeito equilíbrio para acolher inclusive animais de grande porte, como o caso desse felino”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.

As imagens captadas pelas armadilhas fotográficas são disponibilizadas para escolas da rede pública durante aulas sobre educação ambiental ministradas por guarda-parques do órgão ambiental estadual.

“Ao levar esse trabalho para as escolas,  buscamos estimular a sensibilização ambiental nas futuras gerações. E esse contato pode despertar o desejo de preservar e de cuidar da nossa biodiversidade”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schmidit.

Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.

Dentro dos limites da unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 até os 2.366 m do Pico Maior. O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu;  um  núcleo de montanha em Nova Friburgo; um núcleo operacional  em Guapimirim e  os núcleos Jacarandá e Vale da Revolta, em Teresópolis.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: