O que significa cada elemento usado para decorar as casas para o Natal

Luzes que enfeitam casas, árvores, varandas, janelas e sacadas, por exemplo, lembram que Cristo é a luz do mundo
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
O solar dos Celles Cordeiro iluminado (Foto: Henrique Pinheiro)
O solar dos Celles Cordeiro iluminado (Foto: Henrique Pinheiro)

No início de novembro, as lojas começam a vender enfeites de Natal, nos lembrando que a data que simboliza o nascimento de Jesus está próxima. E a preparação da casa para as festas natalinas para muitas famílias é um acontecimento, principalmente quando as crianças se envolvem no trabalho. Para elas, é uma festa, montar a árvore, colocar bolinhas, laços, luzes e o presépio. Mas, por trás de cada elemento que compõe a decoração de Natal, há um significado, um motivo para que seja usado na preparação da casa e da família para essa data tão importante no calendário cristão.

 

PINHEIROS - Os pinheiros de Natal representam a superação e a sobrevivência e, nas famílias cristãs, a superação de Cristo à morte. As bolas coloridas da árvore nos lembram os frutos de graça e de salvação trazidas pelo nascimento do Menino Jesus. Os presentes para as crianças, colocados aos pés da árvore, lembram os presentes que os reis magos levaram a Cristo na manjedoura. As luzes que enfeitam casas, árvores, varandas, janelas e sacadas lembram que Cristo é a luz do mundo. Os romanos acreditavam que presentear alguém com um ramo de planta traz saúde a quem recebe. Passaram então a enrolar os ramos em coroas, quando surgiram as guirlandas de Natal, que são penduradas nas portas das casas. O elemento também é usado para dar boas-vindas a quem chega na casa.

           

COROA DO ADVENTO - A coroa do Advento (tempo de preparação dos católicos para o Natal) também usada na decoração e preparação para o Natal tem um significado cristão. A tradição recomenda que o Advento tenha início quatro domingos antes do Natal, acendendo uma vela a cada domingo. Famílias católicas se unem em torno da coroa do Advento para esse momento, em que se faz orações para a preparação do nascimento de Jesus nos corações de cada um.

           

PRESÉPIO - O presépio é o símbolo que lembra, através das imagens, o cenário, as condições e o que representa o nascimento de Jesus para os cristãos.  O primeiro foi construído por São Francisco de Assis, em 1224. Algumas famílias têm a tradição de montar o presépio e, na noite de Natal, colocar o Menino Jesus na manjedoura, simbolizando o nascimento de Cristo na noite de Natal.

 

PAPAI NOEL - A tradição do Papai Noel trazendo presentes às crianças é inspirada em São Nicolau, chamado Santa Klaus. Durante o século 4, este homem de fé marcante foi transformado neste papai universal que oferece às crianças presentes, brinquedos e carinhos da terceira idade. O atual Papai Noel, de roupa vermelha e saco de presentes nas costas, surgiu nos Estados Unidos na metade do século 19 e foi introduzido na Europa depois da Primeira Guerra Mundial.

 

Passadas de geração em geração, as tradições natalinas marcam o momento tão especial quando se lembra que o amor, maior ensinamento de Cristo, é a mola mestra na vida de todos, seja na família unida em torno da mesa da ceia, na caridade aos mais necessitados, no convívio com as pessoas que têm pensamentos e ideologias diferentes. Que ele esteja presente não só nessa noite especial, mas em todos os dias.

 

LEIA MAIS

De acordo com Braulio Rezende, enfeites, luzes e eventos culturais nas ruas ajudaram no bom desempenho do setor

As regras válidas para lojas físicas são diferentes do comércio online

Pessoas em situação de rua assistidas pelo município ganharam de presente panetone e apresentação de coral

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Natal