O perigo dos temporais de verão com raios

Chuva da noite do último sábado assustou Nova Friburgo
terça-feira, 23 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Bruno da Silva Novaes)
(Foto: Bruno da Silva Novaes)

Em todo verão, a situação se repete. Nova Friburgo enfrenta fortes chuvas e sempre ocorrem alguns estragos. Além da apreensão dos moradores de áreas de risco com a possibilidade de deslizamentos de encostas e enchentes, a queda de raios durante tempestades assusta e pode causar fatalidades, como a ocorrida no último fim de semana no litoral paulista, onde uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas após serem atingidas por descargas elétricas em Praia Grande. 

Segundo reportagem do jornal O Globo, em dez anos, até 2022, pelo menos 835 pessoas morreram no Brasil vítimas da queda de raios. Só no ano passado, segundo levantamento da concessionária de energia elétrica Energisa, em Nova Friburgo foi registrada a queda de mais de 40 mil raios. Em dezembro, no bairro Cordoeira, em Nova Friburgo, um raio feriu quatro crianças que estavam sob uma árvore na Rua Darcília dos Santos, próximo ao posto de saúde Ariosto Bento de Mello. As vítimas sofreram queimaduras e foram conduzidas ao Hospital Municipal Raul Sertã.  

Como se prevenir 

Os raios podem surgir pouco antes dos temporais típicos de verão ou no estágio final da tempestade. Segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), sempre que chover forte, as pessoas devem buscar abrigo assim que vejam nuvens carregadas no céu ou escutem o estrondo de trovões. Quando acabar a chuva, deve-se evitar ir imediatamente para lugares abertos.

O Corpo de Bombeiros esclarece que o raio atinge o ponto mais alto e tudo que está em volta, por isso é comum várias pessoas se ferirem com a mesma descarga elétrica. Muitas pessoas costumam ir para janelas observar os efeitos no céu causados pelas descargas elétricas, mas a orientação é se precaver e buscar abrigo em locais seguros. Também deve-se retirar os  aparelhos eletroeletrônicos das tomadas e nunca utilizar aparelhos conectados à tomada durante temporais. 

Os bombeiros também recomendam para só carregar o celular ou computador após as chuvas e sempre optar por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios. Sempre que possível, devem ser instalados dispositivos de proteção contra surtos e providenciado o aterramento da rede elétrica da residência ou comércio. Também não se deve usar o chuveiro, torneira elétrica, secador, chapinha etc. durante temporais. Se estiver na rua quando a tempestade começar, deve-se evitar permanecer em locais altos ou embaixo de árvores ou próximo a torres. Se estiver dentro de um carro, a orientação é fechar as janelas e aguardar a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios. Nunca se deve tocar em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, porque eles podem estar energizados. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: