Nova lei estadual institui a Semana de Valorização da Cultura

Celebrações irão ocorrer a partir de 2024 sempre no início de novembro
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro agora vai contar com a Semana de Valorização da Cultura Brasileira. É o que garante a nova lei 10.204/23, de autoria da deputada estadual Dani Monteiro (Psol), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na última semana no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, na edição do último dia 8.

A semana celebrativa deverá ser promovida sempre na primeira semana de novembro, a partir de 2024, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro. A escolha desse dia foi uma homenagem ao diplomata, político, jurista, tradutor, orador, filólogo e escritor brasileiro Rui Barbosa, que nasceu nessa data, em 1849.

Lei nasceu no Parlamento Juvenil da Alerj

O projeto que deu origem à nova lei estadual foi uma adaptação da proposta apresentada pela estudante Letícia de Paula Crespo, do município de Engenheiro Paulo de Frontin, no sul fluminense, na 13ª edição do Parlamento Juvenil, realizado em 2022.

“É notório que o Brasil é um dos países mais ricos em diversidade cultural e étnica, por isso a importância de inserir ainda mais esses temas no ambiente escolar. A cultura brasileira além de ser muito abrangente, também possui um papel de suma importância nas escolas; é através dela que os alunos se tornarão cidadãos mais patriotas, críticos e criativos”, afirmou Letícia.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: