Nova Friburgo terá mais uma temporada de grandes eventos de ciclismo

Datas de cada um dos três grandes tradicionais eventos já foram escolhidas e confirmadas pelo organizador Orlando Miele, através da Montanha Sports
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
por Vinicius Gastin
Calendário do ciclismo apresenta as três mais tradicionais provas da modalidade para este ano (Fotos: Reprodução)
Calendário do ciclismo apresenta as três mais tradicionais provas da modalidade para este ano (Fotos: Reprodução)

A tradição está mantida. A retomada aconteceu em 2022, após as restrições impostas pela pandemia, e este ano, Nova Friburgo terá novamente um calendário repleto de grandes eventos de ciclismo. Além da parte esportiva, aproveitando toda a infraestrutura natural que a cidade possui em termos de trilhas e belezas, as competições sempre movimentam os setores do turismo, da hotelaria, gastronomia e, por consequência, a economia friburguenses.

As datas de cada um dos três grandes tradicionais eventos já foram escolhidas e confirmadas pelo organizador Orlando Miele, através da Montanha Sports. Como acontecem há mais de dez anos em Nova Friburgo, o Montanha Cup vai abrir o calendário do ciclismo municipal no dia 26 de março. Ao colocar Nova Friburgo na rota das competições da modalidade, transformou-se ao longo dos anos em uma das principais provas de ciclismo do país.

A edição do ano passado teve concentração na Avenida Alberto Braune, em frente à prefeitura. Foram centenas de participantes, distribuídos em diversas categorias, contemplando participantes dos 15 aos 67 anos.  Os atletas de alto nível geralmente concluem a prova em no máximo duas horas e 30 minutos, enquanto os amadores podem demorar até seis horas na pista para completar o percurso.

Na primeira edição, o Montanha Cup conseguiu reunir 150 atletas, algo inédito no estado. O sucesso motivou a realização de mais edições no mesmo ano, e em 2017, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também contaram com a prova. A estrutura é preparada com antecedência: toda a sinalização é feita na véspera e as orientações direcionam o percurso.

Na sequência do calendário, o GP das Montanhas vai reunir dezenas de ciclistas para percorrer alguns quilômetros desde o pórtico de Cachoeiras de Macacu até Theodoro de Oliveira, em Nova Friburgo. Em 2023, o evento está confirmado para 4 de junho. Todos os que completam a prova recebem medalhas, e os cinco primeiros colocados são condecorados com troféus de participação.

Em 2022, Urwalei Fonesi e Rosane Mussi foram os campeões das provas principais no masculino e feminino. O vencedor entre os homens conquistou o tricampeonato, seguido por Fabiano Mota e Isaías Teixeira. O atleta acumula participações e resultados em outros eventos importantes. Já Rosane é atleta também em modalidades diversas, e acumula resultados como o tricampeonato da GFNY, o penta da Letape e os vices da Letape du Tour e Letape Switzerland. São seis participações em competições mundiais.

Para fechar o ciclo de competições fixas e anuais em Nova Friburgo, o “Route MTB Fribourg” é promovido no dia 27 de agosto. Geralmente o evento faz parte das comemorações programadas para a Festa Suíça, unindo a parte esportiva a um verdadeiro passeio pela história. Uma das ideias da competição é relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo, com a largada acontecendo na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista, no distrito de Campo do Coelho.

Nas últimas edições, os competidores puderam optar por quatro categorias de mountain bike Maratona XCM, em um percurso total de 60 quilômetros – com direito a três túneis -, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria. Dentre tantos outros, um dos trechos mais bonitos contempla a região da Cascata Conde D'Eu e três túneis, um deles, inclusive, aproveitando a estrutura da formação rochosa, sendo considerado o ponto alto da prova.

Uma tradição friburguense

A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços, e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas. A bicicleta chegou a Nova Friburgo no final do século 19, e era considerada elemento de modernidade. As corridas eram consideradas como um grande momento do verão friburguense. A então Praça 15 de novembro (atual Getúlio Vargas) era transformada no velódromo friburguense.

Eduardo Salusse, de tradicional família da cidade, criou em 9 de abril de 1899, o Bicyclette Club Friburguense, destinado a competições desse veículo. Havia prêmios como medalhas de ouro, prata, bronze e caixas de champanhe.​

  • No GP das Montanhas, a serra entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu se transforma em pista para os ciclistas

    No GP das Montanhas, a serra entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu se transforma em pista para os ciclistas

  • Passeio pela natureza de Nova Friburgo e região, como nesta foto do Route MTB 2022, é um atrativo a mais para os eventos

    Passeio pela natureza de Nova Friburgo e região, como nesta foto do Route MTB 2022, é um atrativo a mais para os eventos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: